Dengue: Nescon prepara 2ª edição de kit instrucional

Publicado em Notícias - 24 de novembro de 2008

Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Nescon organiza a 2ª edição, revista e ampliada do kit instrucional dengue decifra-me ou devoro-te. Composto por cd-rom com fotos, vídeos, capturados em trabalho de campo, além de entrevistas e textos sobre a doença, mais um folder e um fascículo com informações atualizadas com foco na epidemiologia, organização dos serviços, mitos e erros, aspectos clínicos e manejo do dengue.

Uma das novidades é que essa versão, diferentemente da primeira, voltada para médicos, agora inclui informações com abordagens para enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem.  Segundo Edison Corrêa, coordenador do projeto, serão produzidos 600 mil exemplares, distribuídos pelo MS aos profissionais de saúde e instituições de ensino. O material também ficará acessível em vários sites.

Outra novidade é que o projeto é complementado por uma prova online, numa parceria com o Laboratório de Ciência da Computação da UFMG (LCC) como explica Regina Lunardi, uma das responsáveis pela formulação das questões. “Está sendo feito um banco de dados com 200 questões para serem respondidas online, o processo é simples, os profissionais ou estudantes se cadastram, o computador sorteia 20 perguntas que deverão ser respondidas em 01h30min, se o candidato acertar 60% das questões recebe um certificado do MS, ou então pode responder a novas perguntas sorteadas”, explicou Lunardi. O objetivo é que tantos os profissionais, quanto os alunos testem seus conhecimentos sobre dengue e aprendam, acrescentou.

O projeto tem participação da Cátedra da Unesco de Educação a Distância da Faculdade de Educação da UFMG e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Encontro Nacional de Capacitação de Multiplicadores
Nos dias 19 e 20 de novembro Edison Corrêa e Regina Lunardi, participaram do Encontro Nacional de Capacitação de Multiplicadores promovido pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de estabelecer parcerias com instituições acadêmicas, como parte do Programa: O Brasil Unido Contra a Dengue e ampliar em todo o país o número de profissionais preparados para reconhecer a doença e tratar os pacientes de maneira adequada.

Segundo informações do próprio MS, a iniciativa é parte de um mutirão que busca se antecipar a possíveis danos causados pelo retorno da doença, pois com a proximidade do verão e a chegada das chuvas a preocupação aumenta. O MS já identificou 71 municípios em estado de alerta por causa da dengue, 14 deles são capitais, por isso além, das ações de combate ao mosquito transmissor, Aedes aegypti,  o Governo Federal quer aumentar a capacidade de diagnóstico e o manejo clínico da doença melhorando a qualidade da assistência integral prestada aos pacientes.

Participaram do Encontro, cerca 350 professores de medicina e enfermagem de universidades públicas e particulares de todo o País, além de representantes de hospitais e agentes de saúde.

Leia também: Ministério treina professores para atuar como multiplicadores no combate à dengue

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br