Mais importante que flores, data marca enfrentamento da violência e desigualdade de gênero.
O dia 8 de março é celebrado como o Dia Internacional da Mulher. Mais que uma data comemorativa, o dia é marcado pela luta contra as desigualdades e violências que mulheres experimentam na sociedade. Pensando na promoção da saúde da mulher e a prevenção da violência de gênero, a Faculdade de Medicina oferta, através do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), o curso “Para elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência”.
Visando preparar os profissionais da Atenção Básica à Saúde para o cuidado da mulher em situações de vulnerabilidade, o curso aborda temáticas como a violência em geral e contra a mulher; o histórico dos movimentos sociais no Brasil ─ com destaque para os movimentos pelos direitos da mulher e as conquistas e transformações políticas e econômicas decorrentes desses movimentos. Além disso, a capacitação apresenta também a legislação pertinente a casos de agressão contra pessoas do sexo feminino, além de discutir a violência contemporânea em relações de gênero, classe social e etnia.
O Para elas encontra-se em sua quinta oferta, e as matrículas para as 10.000 vagas podem ser feitas a partir de 16 de março. O curso faz parte da Rede Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), sendo completamente gratuito, online, seguindo a metodologia autoinstrucional ─ isto é, quando não há mediação de tutores ou professores. A carga horária é de 60 horas.
Para saber mais sobre a oferta, clique aqui.
Para elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência
Inscrições: 16/03/2020 a 25/10/2020
Realização: 16/03/2020 a 25/11/2020
Formato: Qualificação Profissional – Ensino a Distância
Produção: Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – Faculdade de Medicina da UFMG
Público: Profissionais da saúde de nível superior