Diretor do Nescon é membro de conselho consultivo em Harvard

Publicado em Diversos - 8 de novembro de 2011

Reconhecida como melhor universidade do mundo, Harvard quer beber da experiência brasileira na construção do maior e mais completo sistema de saúde do mundo, o SUS. Para isso, convidou o diretor do Nescon e professor titular da Faculdade de Medicina da UFMG, Franscisco Eduardo de Campos, para fazer parte do conselho consultivo do Programa de Liderança Ministerial em Saúde, lançado pela instituição americana em Pretória, África do Sul, no último sábado (5). A iniciativa, que inicialmente priorizará a Índia e os países da África subsaariana, pretende qualificar ministros da saúde, entre outros líderes políticos, despertando-os para a necessidade de elevar a saúde à condição de pedra fundamental do desenvolvimento de qualquer país. O programa dará ênfase ainda à importância da busca de inovações e melhorias no campo da assistência materno-infantil.

O conselho consultivo do Programa de Liderança Ministerial é composto por representantes de 6  países. Campos é o único brasileiro a integrá-lo.  Ao lado dos outros membros do comitê, ele será responsável pela construção do currículo do programa, acompanhamento do progresso dos ministros participantes na condução dos sistemas de saúde de seus países, entre outras atribuições.

O início do programa está previsto para junho de 2012. Os participantes se dividirão entre um período de formação intensiva nos campi da universidade de Harvard e outro, de 12 a 18 meses, em que serão orientados pelo conselho consultivo em seus próprios países.

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br