Diretoria do Cebes articula fundação de espaço no Nescon

Publicado em Notícias - 14 de novembro de 2008

A  formação de um espaço voltado para o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) em Belo Horizonte foi um dos principais temas debatidos em reunião realizada ontem na Faculdade de Medicina da UFMG.

A presidente do Cebes, Sônia Fleury, participou do encontro, promovido por pesquisadores do Nescon e aberto a professores, profissionais de saúde e estudantes, onde se debateu a democratização da saúde, além da Carta do Rio de Janeiro em Defesa da Seguridade Social.

O documento, que manifesta publicamente o repúdio de representantes da sociedade civil contra a atual proposta de Reforma Tributária, que, segundo eles, “fragiliza as bases jurídicas e financeiras da Seguridade Social”, foi elaborado pelo Cebes durante o seminário Seguridade Social e Cidadania, realizado em setembro.

Segundo Fleury, a importância do encontro na Faculdade de Medicina pode ser avaliada pela demonstração de interesse dos demais participantes para articular a fundação de um espaço Cebes em Belo Horizonte. “O Cebes é uma instituição que se pretende ser um espaço de debate. Então, é importante que seja plural”, destacou.

Próximos passos

Uma comissão com quatro representantes foi formada para mobilizar estudantes, pesquisadores, professores e profissionais dos serviços de saúde com o objetivo de fazer crescer a idéia central da iniciativa. Dela participam os pesquisadores do Nescon Eli Iola Gurgel (GPES), Lúcia Paiva, Cornélis Johannes van Stralen e Francisco Cardoso “Poté”. Os interessados em participar da iniciativa podem entrar em contato com os pesquisadores no Nescon.

Posteriormente, em outro encontro, Sônia Fleury acredita que possa sair um denso trabalho de reflexão sobre a Reforma Sanitária no Brasil e, em especial, em Minas Gerais, como é o estilo de trabalho do Centro Brasileiro.