Documento sobre atenção à saúde e violência está em consulta pública

Publicado em Notícias - 12 de Maio de 2010

O Ministério da Saúde, em parceria com o Claves (Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde/Fundação Oswaldo Cruz), lançou versão preliminar do documento Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência – Orientações para gestores e profissionais de saúde.

Aberto à consulta pública, de 10 de maio a 06 de junho 2010,  o objetivo do documento é sensibilizar e orientar gestores e profissionais de saúde para uma ação contínua e permanente de atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência.

No documento os seguintes pontos são abordados: a) Promoção da saúde e prevenção de violência; b) Tipos e natureza de violências que atingem crianças e adolescentes; c) Alerta para os sinais e sintomas de violências contra crianças e adolescentes; d) Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças,  adolescentes e suas famílias em situação de violência; e e) Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências.

Podem contribuir com sugestões gestores, profissionais de saúde e interessados no assunto. Comentários e observações devem ser enviados para o email: consultapublica@fiocruz.br.  É válido lembrar que o documento está em fase de construção, portanto a versão aberta para consulta é preliminar e somente após as contribuições, será finalizada e divulgada. 

A iniciativa, do MS é intermediada  pelas  Áreas Técnicas de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e Saúde do Adolescente e do Jovem, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).

Comunicação Nescon com Comunicação Ministério da Saúde
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br