Durante 42º Festival de Inverno da UFMG, Nescon promove a Semana da Saúde e incentiva qualidade de vida, lazer e promoção da saúde

Publicado em Diversos - 23 de julho de 2010

De 26 a 28 de julho, em Diamantina, acontece a IV Semana da Saúde. Com o tema Educação, Saúde e Cultura, o evento integra a programação do 42º Festival de Inverno da UFMG. Em sua 4ª edição e com uma nova proposta, o evento vai acontecer nos bairros Rio Grande (dia 26, no Sesi), Palha (dia 27, na Escola Gabriela Neves) e Bom Jesus (dia 28, na Escola Izabel Mota) e ainda nas dependências da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde ocorrerão atividades nos três dias.

Realizado em cooperação da UFMG com a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina (DMS) e com a UFVJM, o evento é coordenado pelo Nescon, e oferece uma proposta à população com foco na educação em saúde, privilegiando o autocuidado e boas práticas de promoção ao articular as necessidades locais – aquilo que atenderá a população – à oportunidade de participação acadêmica.

“Queremos criar condições de maior articulação entre a gestão do sistema de saúde local e os sistemas acadêmicos, por meio de práticas educativas e de ação social com intensa participação de professores, estudantes, profissionais de saúde e de educação com foco nas questões da comunidade de Diamantina” destacou Edison Corrêa, coordenador geral do evento e professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Educação, saúde e cultura

Neste ano, as atividades da Semana da Saúde vão acontecer de maneira descentralizada em três bairros da cidade, e foram divididas em oficinas educativas para crianças, jovens e adultos, apresentações teatrais, Cine Saúde com sessões comentadas, passeata, mobilização e conscientização sobre Dengue e Influenza (H1N1), entre outras atividades.

Entre as novidades, a colônia de férias e a oficina de ginástica e dança, para crianças de 7 a 11 anos na UFVJM.  Segundo o coordenador da colônia, Hilton Serejo, professor da UFVJM, “será um espaço onde as crianças poderão experimentar práticas corporais vinculadas à cultura lúdica infantil, sobretudo aquelas identificadas como jogos, brinquedos e brincadeiras”, adianta. Já a oficina de ginástica oferece atividades rítmicas no solo e nos aparelhos (trampolim e cama elástica). Também para crianças, a oficina Internet: saúde a um clique acontecerá no Centro Vocacional Tecnológico e permitirá aos participantes aprender um pouco mais sobre a aplicabilidade da internet na busca de informações sobre saúde.

Para os adultos, uma boa pedida é a Oficina Sexualidade na adolescência – orientando e educando os pais ou ainda a Oficina Vida saudável do adulto. Ao final do dia, a sugestão é o Cinema vida e saúde com exibição de filmes (longa metragens) com sessões comentadas no auditório da UFVJM. O objetivo é estimular a participação da população da cidade, fomentando debates por meio das cenas cotidianas apresentadas na tela. “Os filmes vão abordar aspectos cotidianos como identidade, desemprego, masculinidade, alcoolismo, deficiência visual e as interfaces com a saúde, serão retratadas situações diversas às quais todos nós estamos sujeitos ao longo da vida”, explicou Itamar Tatuhy Sardinha, professor do departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG e organizador da atividade.

Toda a programação é gratuita e acontece a partir de 9h. Exceto para a Colônia de férias e Oficina de ginástica e dança, que necessitam de inscrições antecipadas (abertas até dia 23/07), as demais atividades receberão inscrições nos locais de realização (veja na programação).  Informações e programação completa no http://www.ufmg.br/festival/ ou no http://www.diamantina.mg.gov.br.

As atividades mobilizarão cerca de 45 alunos e 15 professores da UFMG e da UFVJM, além de profissionais da Secretaria de Saúde de Diamantina.

(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br