Em janeiro: mais 400 vagas para especialização em Saúde da Família

Publicado em Notícias - 23 de dezembro de 2010

Atenção cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos vinculados à estratégia de saúde da família, a partir da segunda quinzena de janeiro estarão abertas as inscrições da 6ª turma do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – CEABSF – (lato-sensu na modalidade educação a distância).  Apesar da data ainda não estar confirmada,  a coordenação do CEABSF orienta aos interessados que reúnam toda a documentação necessária para concorrer às 400 vagas ofertadas.

Poderão se inscrever somente cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos que estejam vinculados diretamente à estratégia de saúde da família em uma das seguintes condições: a) membro de equipe de Saúde da Família ou de equipe de Saúde Bucal atuando como médico, enfermeiro ou cirurgião dentista; b) coordenador de Atenção Básica, gerente de Unidade Básica de Saúde da Família, coordenador do Programa/Estratégia/Equipe de Saúde da Família, coordenador do Programa/Estratégia/Equipe de Saúde Bucal ou do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

O curso, que iniciará em março de 2011, será dividido em turmas de 25 alunos, com suporte de nove Polos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil. Os polos estão localizados nos municípios de Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompéu, Teófilo Otoni e Uberaba.

Documentação
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Programa Ágora,  em data a ser divulgada brevemente.  O interessado deverá preencher a ficha de inscrição e o questionário on-line específico do curso, que estarão disponíveis no site  e enviar junto com a seguinte documentação pelo correio.

a) Cópia da ficha de inscrição que deve ser gerada no momento que a inscrição é realizada no site  www.nescon.medicina.ufmg.br/agora (quando as inscrições forem abertas);

b) Cópia da página da web com os dados de registro do candidato no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), no item consulta – profissionais, comprovando sua inserção em uma equipe de Saúde da Família, de Saúde Bucal ou em Programa Agentes Comunitários de Saúde, em uma das categorias profissionais já mencionadas. Acessível em: http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Prof_Nome_Sus.asp;

c) Documento assinado e carimbado pelo gestor municipal comprovando vínculo, bem como o seu tempo de duração e categoria profissional (o modelo será disponibilizado em anexo junto com o edital);

d) Cópia da cédula de identidade e do CPF;

e) Cópia da certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento;

f) Cópia do diploma de graduação em Enfermagem, Medicina ou Odontologia, expedida ou revalidada por estabelecimento oficialmente reconhecido ou declaração recente, no máximo 06 (seis) meses, com data da ocorrência da colação de grau (não será aceita declaração com data de previsão da colação de grau);

g) Histórico escolar da graduação em Enfermagem, Medicina ou Odontologia ;

h) Currículo com os documentos comprobatórios anexados, incluindo declaração de tempo de serviço (o modelo será disponibilizado em anexo junto com o edital);

i) Certidão de quitação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (só será considerada válida aquela obtida no site www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm);

j) Certificado de reservista e prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de ser candidato brasileiro do sexo masculino;

k) Para candidatos estrangeiros: todos os documentos exigidos pela legislação específica;

l) Cópia de comprovante recente de residência (máximo 06 meses);

m) Termo de Compromisso (o modelo será disponibilizado em anexo junto com o edital);

Desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Programa Ágora, o curso é oferecido gratuitamente ao aluno, com financiamento do Ministério da Saúde e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O CEABSF está articulado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (UAB/SEED/MEC), articulação intermediada pelo Centro de Apoio à Educação Superior (CAED/UFMG) e pela Coordenação UAB/UFMG.

O curso integra ainda a rede formada pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) que realiza cooperação técnica compartilhando materiais instrucionais e metodologias entre outras universidades federais, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.

Fotos: Eduardo Dias
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon@medicina.ufmg.br