Especialização em Saúde da Família bate recorde de inscritos e divulga selecionados para a entrevista

Publicado em Notícias - 18 de Fevereiro de 2010

Membros da coordenação, tutoria e equipe da Secretaria de cursos  analisa  documentação dos candidatos
Membros da coordenação, tutoria e equipe da Secretaria de cursos analisa documentação dos candidatos

Foram divulgadas as listas dos candidatos aptos a participarem da última etapa do processo seletivo do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – CEABSF – (veja aqui). A cada reoferta, o CEABSF, nos moldes de educação a distância, supera seus próprios recordes em número de inscritos. A quarta turma, que terá início em março, teve 1.976 inscrições cadastradas, entre as quais 1.571 foram confirmadas. Tais números superaram as expectativas dos próprios coordenadores do curso.

Para a próxima etapa, que compreende a entrevista, foram convocadas pouco mais de 800 pessoas, distribuídas nos nove Polos Municipais de Apoio Presencial a Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da UFMG, que disputarão as 400 vagas oferetadas.

Segundo a coordenação do CEABSF,  somente participarão da entrevista aqueles que enviaram toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido no edital,  que pertencem às categorias profissionais de enfermagem, medicina ou odontologia e desde que vinculados a equipes da estratégia de Saúde da Família.

A entrevista acontecerá no período entre 26 a 28 de fevereiro de 2010 no polo escolhido pelo candidato no momento da inscrição e será feita por banca examinadora composta por, no mínimo, dois representantes do curso. Será avaliada a compreensão do profissional sobre o Sistema Único de Saúde, a organização da Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família, bem como a visão em relação à sua inserção social, além da disposição para fazer o curso, principalmente a disponibilidade para fazer as tarefas já que trata-se de curso a distância.

Se o candidato não vir seu nome na lista, tem a opção de fazer a consulta pelo número do CPF.  Em caso de dúvidas a coordenação orienta nova consulta ao edital. Outras informações pelo telefone (31) 3409-9685, na Secretaria de Cursos.

Ceabsf em números
Em 2008, foram 1.157 inscritos. Ainda em 2008, na oferta da segunda turma esse número sofreu pequena redução totalizando 1.000 inscritos, já em 2009, foram 1.511 inscrições. Dos 1.571 candidatos em 2010, a maior procura foi de enfermeiros, 1118, seguidos por dentistas, 296 e médicos, 157.

A capilaridade alcançada pelo curso – cujos alunos, se encontram dispersos em diferentes municípios de várias regiões do Brasil–   representa um passo importante na parceria entre a UFMG e o Ministério da Saúde, uma vez que possibilita avançar ainda mais a fim de alcançar a meta de auxiliar na capacitação dos mais de 52 mil profissionais de Saúde da Família em todo o Brasil. Além disso, o CEABSF integra uma rede formada pela Universidade Aberta do SUS que realiza  cooperação técnica compartilhando materiais instrucionais e metodologias entre outras universidades federais, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.

Ranking dos pólos
Araçuaí – 69