Especialização em Saúde da Família da UFMG reúne parceiros

Publicado em Notícias - 21 de setembro de 2007

Representantes dos Pólos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior se reuniram nesta quinta-feira com a coordenação dos cursos de especialização a distância da área de saúde da UFMG.

Na ocasião foi discutido o planejamento e modo de exposição das aulas e a estruturação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família e do Curso de Especialização em Formação Pedagógica do Profissional de Enfermagem , oferecidos por meio do Programa Ágora, vinculado ao Nescon.

Os cursos são uma parceria com o Ministério da Saúde/ Secretaria de Educação Superior, Sistema Universidade Aberta do Brasil,  Ministério da Educação, Rede Multicêntrica de Apoio à Especialização em Saúde da Família – Rede MAES e o financiamento é do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES, entre outros.

De acordo com Juliane Corrêa, coordenadora pedagógica do Programa Ágora, o objetivo da reunião foi potencializar os diferentes atores no processo de discussão e estruturação dos cursos. “Por melhor que sejam os instrumentos e os materiais, sem a parceria não teremos sucesso”, argumentou.
Dados do IBGE comprovam que apenas 10% da população brasileira, com idade entre 18 e 24 anos, tem acesso às universidades. Outros países da América Latina alcançam índices bem maiores; Cuba (50%), Argentina (40%), Venezuela e Bolívia (26%) são exemplos.

Para Maria do Carmo Vila, Coordenadora do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG – CEAD “a criação dos cursos a distância representa a oportunidade de atender aos alunos do interior com qualidade sem necessidade deles deixarem seus municípios”, explicou.

Além do apoio das instituições participantes, a Secretária Municipal de Saúde de Governador Valadares, uma das cidades-pólo, chamou a atenção para a cooperação dos municípios, “os gestores municipais têm que se conscientizar que para a realização dos cursos é preciso disponibilizar, além da vontade, uma infra-estrutura de pessoal e outras necessidades”, opinou.

Os próximos passos, para a realização dos cursos são aguardados com ansiedade pelos coordenadores dos Pólos: “A expectativa agora é a saída dos editais para tutores e alunos dos 2 cursos e botar pra funcionar”, aguarda Eustáquio Bernardino Rezende, coordenador do Pólo Municipal da Universidade Aberta do Brasil em Conselheiro Lafaiete.

A coordenação dos cursos informou que os editais e o material de divulgação será enviado para os Pólos em breve. Outras informações pelo e-mail: agora@nescon.medicina.ufmg.br ou no telefone (31) 3248-9685.

Comunicação Nescon
Redação: Zirlene Lemos – Jornalista