Ex-aluna avalia CEABSF

Publicado em Notícias - 16 de agosto de 2011

Situado entre os maiores em qualificação para a Atenção Primária no país, o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) vem colhendo frutos ao longo de sua trajetória. Com 403 profissionais formados e 1228 em processo de qualificação, o curso tem recebido um retorno muito positivo de alunos e ex-alunos.

A dentista Ana Paula Vianna Simonassi Gonçalves é um exemplo disso. Ela trabalha no serviço público em Itambacuri, município próximo a Teófilo Otoni, um dos 9 polos onde o curso é oferecido, e estava entre os 48 formandos do CEABSF que defenderam seus trabalhos de conclusão de curso no Encontro Presencial, realizado no último dia 6.

Segundo ela, pelo fato de morar no interior, a pós-graduação era um anseio antigo, mas difícil de ser concretizado. “Foi um grande benefício ter ao meu alcance a oportunidade de uma pós-graduação voltada para a saúde pública”, afirma.

Ana Paula acredita que o CEABSF trouxe os instrumentos necessários para as mudanças que se espera da saúde pública. “A Atenção Primária é a solução para a saúde pública, e estarmos preparados para esse enfrentamento é urgente. Minha preparação acadêmica, técnica por assim dizer, não era suficiente para mudar o perfil do atendimento à população. Esse curso é o par perfeito para a política de saúde do SUS”, diz.

Para Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, da coordenação do CEABSF, depoimentos como esse são muito significativos, pois mostram o reconhecimento do valor do curso. “Ao mudar a realidade dos profissionais, por meio dos conhecimentos adquiridos no curso, vemos que alcançamos nosso objetivo”, explica.

A dentista confessa que enfrentou dificuldades ao longo do curso, mas que não desistiu e foi gratificante ver o resultado. “Foi muito bom chegar aonde cheguei, com o pôster pronto e apresentando à banca o trabalho executado”, finaliza.

Veja o depoimento na íntegra.

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br