Exame de vista na escola

Publicado em Diversos - 6 de Fevereiro de 2012

Ministério da Saúde instalará consultórios em instituições de ensino para detectar problemas de visão nos alunos

A partir de março, alunos da rede pública de ensino contarão com atendimento oftalmológico dentro do próprio colégio. Implantada pelo Ministério da Saúde, a medida integrará o Programa Saúde na Escola, e prevê a instalação de consultórios médicos dentro das instituições de ensino para que todos os alunos sejam submetidos a exames de visão.

A ideia é que, a partir dessa triagem, sejam identificados possíveis problemas oftalmológicos nos estudantes, que frequentemente são a causa do desinteresse pelo ambiente escolar, falta de concentração, estado de sonolência, entre outros vilões do aprendizado. Cerca de 10% dos estudantes possuem algum tipo de deficiência visual, segundo estudos epidemiológicos realizados em cidades do Nordeste e em São Paulo.

Após a identificação dos alunos com visão comprometida, os hospitais de referência da comunidade em que a escola está situada serão acionados, para que se organizem para receber os estudantes. Os óculos serão entregues já nessa segunda consulta.

Para ouvir um podcast com mais informações sobre o assunto, clique AQUI.