Faculdade de Medicina oferece curso sobre Cuidados para o Desenvolvimento da Criança

Publicado em Notícias - 25 de novembro de 2024

Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) interessados em aprimorar seus conhecimentos no cuidado à primeira infância poderão participar do curso de atualização “Cuidados para o desenvolvimento da criança”. A formação, desenvolvida pelo Departamento de Pediatria e pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG, é realizada em parceria com o Ministério da Saúde.

A formação é voltada para profissionais da APS e tem como objetivo capacitar equipes multiprofissionais para promover o desenvolvimento integral na primeira infância, com base no modelo “Nurturing Care Framework” da OMS/Unicef. Este modelo utiliza cinco pilares: boa saúde, nutrição adequada, aprendizagem desde cedo, segurança/proteção e cuidado responsivo.

Um dos principais objetivos da iniciativa é a implementação do Cuidado para o Desenvolvimento da Criança (CDC) em larga escala, com capacitação de 20 mil profissionais da APS e tutores municipais. A proposta inclui a criação de 27 Centros de Referência Estaduais no CDC (CRE-CDC) e de  um portal online para disponibilizar materiais de apoio e monitorar a participação dos inscritos. Além de impactar positivamente no desenvolvimento infantil por meio do fortalecimento dos vínculos familiares..

O curso será remoto, autoinstrucional, com carga horária de 30 horas, e os participantes receberão certificado emitido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG por meio da Plataforma Arouca. As pré-inscrições estão abertas, e o curso tem início previsto para janeiro de 2025.

Dividido em cinco unidades — Introdução, Cuidados Responsivos, Desenvolvimento infantil e o Brincar, Prática com vídeos e Situações desafiadoras —, o conteúdo foi elaborado com base na proposta do CDC. A coordenadora do curso, professora Cláudia Regina Lindgren Alves, destacou o objetivo da iniciativa: “Implementar uma estratégia de formação em larga escala para as equipes de APS no Brasil, fortalecendo o cuidado na primeira infância”.

A APS é a porta de entrada para o sistema de saúde e desempenha um papel central no acolhimento, na abordagem familiar e na coordenação do cuidado. Por meio de uma atuação multiprofissional, intersetorial e em rede, é possível promover o desenvolvimento saudável das crianças e o fortalecimento de suas famílias.

Interessados devem preencher o formulário de pré – cadastro para receber mais informações assim que as inscrições forem abertas.