A Faculdade de Medicina da UFMG sediou na tarde de hoje, 31de março, a webconferência “Diretrizes para o Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento: 3º Ciclo do PMAQ”. O evento foi promovido juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Conselho de Secretarias Municipais de Minas Gerais (Cosems-MG).
A mesa do seminário foi composta pelo vice-diretor da Faculdade, Humberto Alves, a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde. Ana Paula de Barcelos, e o secretário executivo do Cosems, Saulo Aparecido de Oliveira, além do coordenador do programa na Faculdade, professor Antônio Thomaz Matta-Machado.
O professor Humberto Alves destacou o fato de que é dever da Universidade convergir os esforços com as equipes governamentais. “Temos que trabalhar cooperativamente para aprimorar a qualidade da assistência do SUS”.
Apresentando as ações do projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) em Minas Gerais, o chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Matta-Machado, ressaltou o fato de que os resultados apontam que a administração pública possui condições de ter melhor qualidade que a iniciativa privada.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica será abordado, ainda, em mais duas webconferências, nos dias 10 (sobre os resultados do 2º ciclo) e 26 de abril (detalhando a avaliação externa), também com transmissão do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes).
Sobre o PMAQ
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) é uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida com o objetivo de promover avanços ao nível da excelência da atenção básica de saúde no Brasil
O projeto compreende a realização de avaliação das condições de acesso e de qualidade das Equipes de Saúde da Família (ESF). O Nescon é responsável pela avaliação externa das equipes de atenção básica nos estados do Acre, Rondônia e mesorregiões de Minas Gerais.
Para ter acesso ao vídeo e mais informações sobre a webconferência acesse http://cetes.medicina.ufmg.br/webseminariopmaq/