Federais buscam parcerias para formação de profissionais do SUS

Publicado em Notícias - 19 de Maio de 2009

Articular o desenvolvimento de uma rede de cursos de especialização e compartilhar experiências em projetos para capacitação na saúde. Essa foi a tônica do encontro iniciado na manhã de hoje, na Faculdade de Medicina da UFMG. Participam do evento representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Sgetes/MS); Universidade Aberta do SUS (Unasus); Fiocruz, universidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto; das federais do Mato Grosso do Sul e Pelotas, além de membros da Faculdade de Medicina. O encontro integra as atividades da visita técnica que vai até quinta-feira (21), cujo objetivo é criar intercâmbios e articulações que possibilitem o cumprimento da meta do Ministério da Saúde de capacitar o atual contingente de profissionais da saúde da família – em torno de 80 mil trabalhadores. Veja mapas e números da Atenção Básica.

Hoje, na Medicina, os visitantes puderam conhecer o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (Ceabsf), desenvolvido no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG). Iniciada em janeiro do ano passado, a formação, que é ofertada a distância, conta atualmente com 800 alunos (médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas), e espera receber mais 400 até agosto deste ano. “Com uma estratégia de trabalho conjunto das instituições acadêmicas articuladas com os serviços de saúde poderemos criar mecanismos para responder à necessidade de formação dos profissionais do SUS”, destacou Edison Corrêa, coordenador em exercício do Nescon.

Na parte da tarde, a comitiva será apresentada ao Núcleo de Telessaúde. Mantida pela Faculdade de Medicina, a iniciativa busca reunir diferentes áreas do conhecimento para desenvolver projetos que visem à melhoria de assistência à saúde usando tecnologias de informação e comunicação, como a internet. “Conhecendo esses programas, teremos subsídios para ampliar e aperfeiçoar projetos semelhantes que desenvolvemos na minha região”, ressaltou Vera Lúcia Kodjaoglanian, representante da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul e do Grupo de Trabalho de Educação Permanente da Fiocruz Cerrado/Pantanal. “Essas são as políticas sinérgicas que mudarão a formação para a Saúde no Brasil. Acredito muito nelas”, completou.

O roteiro dos visitantes inclui ainda visita a cidade de Corinto, um dos 8 Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior do Ceabsf (amanhã) e o município de Brumadinho (dia 21) – uma das localidades de atuação do Internato em Saúde Coletiva, projeto da Medicina que vincula o ensino acadêmico aos Serviços Públicos de Atenção Médica.

Confira aqui a programação completa

Crédito fotos: Cecília Emiliana Lélis
(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br