Fiocruz: Curso de Gestores a distância seleciona tutores

Publicado em Notícias - 27 de Janeiro de 2011

O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS II abriu um novo processo de seleção. Desta vez, as vagas são voltadas para tutores do curso que atuarão nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Ao todo, 62 candidatos serão selecionados, sendo 30 vagas ofertadas e 32 vagas para suplentes.

A carga horária é de 180 horas, com 156 horas realizadas a distância e 24 horas de forma presencial. O curso tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, referenciada na regionalização da atenção à saúde.  A bolsa mensal tem valor de até R$ 1.250,00,  com duração de oito meses, compreendendo o período de duração do curso e a conclusão das etapas relativas aos registros acadêmicos visando à certificação dos alunos.

Podem se inscrever profissionais de nível superior com comprovada experiência e/ou especialização nas áreas de: gestão pública, políticas públicas e de saúde, saúde pública, saúde coletiva, planejamento, avaliação ou gestão de serviços e sistemas de saúde, desenvolvimento gerencial do SUS ou outras que articulem os campos da gestão, trabalho, educação e saúde.

O processo seletivo será efetuado de modo descentralizado, por estado, em duas etapas. A primeira etapa, de caráter eliminatório, consistirá na verificação do atendimento às exigências do edital e análise dos documentos apresentados, efetuadas por uma banca composta de três membros, sendo dois designados pela Instituição líder de cada estado e um representante designado pela EAD/ENSP.

A segunda etapa consistirá na participação do candidato na Oficina de Formação Inicial de Tutores, estimada para acontecer no mês de abril de 2011 no Rio de Janeiro. A oficina terá caráter eliminatório e classificatório, de acordo com a avaliação de desempenho nas atividades desenvolvidas durante a sua realização.

A seleção está sendo feita pela ENSP, em parceria com as Universidades Federais dos Estados do Acre, Rondônia, Roraima e Rio de janeiro, pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, pelo Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/Amazonas) e pelas Secretarias de Saúde do Estado de São Paulo e Tocantins.

Veja o edital

Fonte: Fiocruz