Para orientar professores, alunos e funcionários do campus Saúde da UFMG, a Faculdade de Medicina elaborou um folder com informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedys Aegypti. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os profissionais na identificação dos sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika, para que eles possam contribuir no atendimento a possíveis pacientes.
Além dos sinais apresentados pelos infectados pelos vírus, o folheto traz um pequeno histórico de cada uma das enfermidades. Também fazem parte do material, recomendações a gestantes e formas de combate ao mosquito transmissor. O folder está disponível à comunidade no site (clique aqui) e na portaria da Faculdade.
Dengue, Chikungunya e Zika
Segundo dados do Ministério da Saúde, o ano de 2015 teve até o mês de novembro 1,5 milhão de casos de dengue no país. No mesmo período, o número de casos suspeitos do Zika Vírus chegou a 1248, e houve 134 notificações de quadros de Febre Chikungunya em Minas Gerais.
A principal medida de prevenção das doenças é o combate ao Aedys Aegypty por meio da eliminação de reservatórios de água, focos de proliferação do mosquito.
Com Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG