Francisco Campos e Benedictus Philadelpho recebem Mérito Oswaldo Cruz

Publicado em Diversos - 16 de novembro de 2009

O professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Eduardo de Campos (DMPS), Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), receberá homenagem pelos serviços prestados à saúde pública brasileira, sendo-lhe outorgada a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, na categoria Ouro. A cerimônia ocorrerá em Brasília, no dia 18 de novembro, na abertura da 9ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de DoençasEXPOEPI.

Entre os homenageados há outros professores da Faculdade de Medicina, como  o prof. Emérito  Benedictus Philadelpho de Siqueira  (DMPS), que também receberá  homenagem na mesma ocasião. Já está confirmada a presença do ministro da Saúde José Gomes Temporão e há previsão de participação do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Mérito Oswaldo Cruz

A Medalha do Mérito Oswaldo Cruz foi criada por decreto em 1970 para homenagear personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham dedicado à realização de trabalhos científicos na área médica. A concessão é feita por meio de decreto presidencial, mediante proposta do ministro da Saúde. Concedida nas categorias  Ouro, Prata e Bronze a Medalha tem como características de um lado a efígie de Oswaldo Cruz, gravada em relevo, rodeada da inscrição do nome e dos anos de seu nascimento e falecimento: 1872 – 1917 e no reverso a fachada do Instituto Oswaldo Cruz, com a inscrição da República Federativa do Brasil o Benemerentium Premium.

Veja lista dos homenageados

Foto: Arquivo pessoal