Francisco Campos é nomeado Secretário-Executivo da UNA-SUS

Publicado em Diversos - 17 de Janeiro de 2011

De acordo com a portaria nº.9, publicada no Diário Oficial da União de 13 de janeiro,  pela Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o professor  Francisco Eduardo de Campos foi designado Secretário-Executivo do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – UNA-SUS. Coordenador do Nescon, Campos também é professor titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS). O sistema UNA-SUS está vinculado diretamente à  Fiocruz, que integra  o conselho consultivo e o colegiado institucional.

Política de Estado
Mantendo estreita parceria com o Nescon, desde sua concepção, em 2008, três eixos conformam a  estratégia de trabalho da UNA-SUS,  cujas metas atuais estão prevista no Eixo 4 do Programa Mais Saúde (disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/pacsaude/). São eles: capacitação de profissionais de nível superior das equipes de Saúde da Família, nas modalidades de especialização – meta de 52.172 profissionais; qualificação de gestores e gerentes do SUS – meta de 100.000 gestores/gerentes de saúde; e capacitações específicas para os diversos programas de atenção e vigilância.

Desse modo, a Secretaria-Executiva da UNA-SUS será estruturada matricialmente a partir de três eixos de atuação, na forma de coordenações educacionais e uma assessoria integradora que assegure a articulação, em rede, das etapas de diagnóstico, planejamento, produção e oferta de oportunidades educacionais.  Conheça a  UNA-SUS

Sobre a UNA-SUS 
Trata-se de  uma estratégia baseada em rede colaborativa de instituições educacionais e de saúde, destinada a atender às necessidades de formação e educação permanente do SUS, utilizando a educação a distância.  Funciona por meio do intercâmbio de experiências, cooperação para o desenvolvimento e implantação de ações educacionais mediadas por tecnologias interativas, compartilhamento de recursos educacionais e apoio tutorial ao processo de aprendizagem em saúde.  

Atualmente congrega 22 instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão, além da Fiocruz, sendo que outros parceiros que tiverem interesse podem integrar a rede. Uma iniciativa associada e interdependente da Universidade  é a Rede Telessaúde, que inclui dez universidades, conectando cerca de 1.100 unidades da estratégia de Saúde da Família em todo o país. Desde 2008,  já  foram contratados cursos de especialização para mais de 23 mil profissionais em áreas prioritárias para o SUS – estratégia  de  Saúde da Família, Saúde Mental, Saúde Ambiental, Saúde Materno-Infantil e Gestão Participativa. 

Entre os parceiros na estratégia de capacitação em larga escala a UFMG por meio do Curso de Especialização em  Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF)  que já ofereceu mais de 1600 vagas em apenas 2 anos.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br