Francisco Campos participa de aula inaugural do Provab ao lado de ministro da Saúde

Publicado em Diversos - 19 de junho de 2012

Na manhã desta terça-feira,  o ministro da Saúde Alexandre Padilha participou da Aula Inaugural do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Transmitido por meio de videoconferência, o evento contou com a presença do coordenador do Nescon, Francisco Campos, que também é secretário-executivo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Na ocasião, os 1.614 profissionais de Medicina, Enfermagem e Odontologia selecionados para o programa, além de outros interessados, tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre as diretrizes do Provab e as políticas do Ministério com relação à Atenção Primária.  O ministro aproveitou ainda para parabenizar os aprovados e mostrar-lhes a importância da iniciativa:“Investimento na educação permanente para os profissionais do SUS é algo decisivo para oferecer saúde com qualidade para a população. Acredito que para cada um de vocês também é um dia especial. Vocês poderão dizer futuramente que foram os primeiros a participar da primeira turma do Provab. Este é um projeto que começa agora e que veio para ficar”, disse Alexandre Padilha.

Dez universidades públicas, integrantes do sistema Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), são responsáveis pelo curso, incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para assistir a um trecho da aula inaugural, clique AQUI.

O PROVAB

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica oferece incentivos aos médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que optarem por atuar nas equipes de Saúde da Família e outras estratégias de organização da Atenção Primária em municípios com carência de profissionais, áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, contemplando também equipes que desenvolvem a atenção à saúde das populações ribeirinhas, quilombolas, assentadas e indígenas. O objetivo do Programa é levar a estas regiões atendimento em saúde especializado.