Na manhã da terça-feira, 19 de junho, o ministro da Saúde Alexandre Padilha participou da Aula Inaugural do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Transmitido por videoconferência, o evento contou com a presença do coordenador do Nescon, Francisco Campos, que também é secretário-executivo da Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS).
Os 1.614 profissionais de medicina, enfermagem e odontologia aprovados no programa, além de outros interessados, puderam escutar um pouco sobre as diretrizes do Provab e as políticas do ministério com relação à Atenção Básica. O ministro aproveitou para parabenizar os aprovados e mostrar-lhes a importância da iniciativa.
“Investimento na educação permanente para os profissionais do SUS é algo decisivo para oferecer saúde com qualidade para a população. Acredito que para cada um de vocês também é um dia especial. Vocês poderão dizer futuramente que foram os primeiros a participar da primeira turma do Provab. Este é um projeto que começa agora e que veio para ficar”, disse Alexandre Padilha.
Dez universidades públicas, integrantes do sistema Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), são responsáveis pelo curso, incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para assistir a um trecho da aula inaugural, clique AQUI.
O PROVAB
O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica oferece incentivos aos médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que optarem por atuar nas equipes de Saúde da Família e outras estratégias de organização da atenção básica em municípios com carência de profissionais, áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, contemplando também equipes que desenvolvem a atenção à saúde das populações ribeirinhas, quilombolas, assentadas e indígenas. O objetivo do Programa é levar a estas regiões atendimento em saúde especializado.