Francisco Eduardo de Campos permanece no Ministério da Saúde

Publicado em Notícias - 9 de Maio de 2007

Francisco CamposEm solenidade realizada em Brasília, no dia 3, o ministro da saúde, José Gomes Temporão, apresentou o professor Francisco Eduardo de Campos, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, como dirigente da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGETS. Na ocasião, foi empossada também toda a equipe do primeiro escalão do Ministério.

Francisco Campos é coordenador do Nescon, e está à frente da SGTES desde julho de 2005. O objetivo principal ao aceitar permanecer no cargo, segundo ele, é levar à frente a proposta de aprimorar as ações que visam aliar educação e gestão do trabalho em saúde.

“Na área do desenvolvimento de recursos humanos em saúde o Brasil tem a proposta mais avançada em todo o mundo”, considera, destacando ainda que a experiência é modelo para vários outros países. Para a atual gestão, o secretário promete consolidar políticas que priorizem ações de formação e gestão em recursos humanos em saúde e induzam processos de transformação da educação superior. Além disso, pretende fortalecer parcerias com instituições acadêmicas.

No campo da educação, o objetivo é aproximar as universidades das necessidades reais da população usuária do Sistema Único de Saúde, por meio da formação e capacitação dos profissionais. Na área da gestão do trabalho, Campos atenta para a saúde do profissional e para a precarização de vínculos de trabalho. “O setor de saúde no Brasil, hoje, é o mais dinâmico da economia. Em termos de postos de trabalho, o Programa de Saúde da Família emprega mais gente do que a construção civil, mas há precarização das condições de trabalho. E é preciso reverter esse quadro”, alerta, dizendo haver registros de contratos verbais.

Dentre os projetos desenvolvidos por iniciativas do Ministério e intermédio da SGTES, Francisco Campos destaca o Telessaúde, a Rede MAES (Rede Multicêntrica de Apoio à Especialização em Saúde da Família em grandes municípios) e o Pró-Saúde, que envolve estudantes de Enfermagem, Medicina e Odontologia. Todos, projetos voltados para a melhoria da estratégia de Saúde da Família no País.

Breve currículo

Médico sanitarista, mineiro, Campos possui uma longa trajetória na área de recursos humanos em saúde e na formação e desenvolvimento de profissionais de saúde, tendo atuado no Brasil e no exterior.

Com trabalho intimamente relacionado ao desenvolvimento do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, foi coordenador e um dos criadores do Internato Rural da UFMG, hoje Internato em Saúde coletiva, assim como também coordenou a residência em Medicina Social.

Em 1985, há 22 anos portanto, foi o primeiro a dirigir a recém-criada Secretaria de Recursos Humanos do Ministério da Saúde no período democrático.

Redação: Zirlene Lemos- Jornalista
(31) 3248-9673 nescon@medicina.ufmg.br