Fundep, Conselho Regional de Educação Física e Escola de Educação Física da UFMG assinam convênio

Publicado em Diversos - 14 de junho de 2011

Um convênio assinado hoje pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), pelo Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais (CREF/MG) e pela Escola de Educação Física da UFMG tornou oficial a cooperação entre as três entidades para a formação de profissionais de Educação Física pelo Programa Ágora, do Nescon. Desde agosto do ano passado, o programa mantém 52 educadores físicos vinculados aos NASFs (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em formação, por meio do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). A assinatura do documento formaliza parceria institucional e técnica entre as três instituições para a qualificação desses  profissionais, além de uma contribuição financeira de R$80 mil reais  do CREF/MG ao CEABSF. O recurso será utilizado para a produção de material didático, pagamento de consultores, entre outras finalidades do gênero.

Compareceram à reunião que sancionou o convênio o vice-coordenador do Nescon, Edison Corrêa; o  presidente do CREF/MG, Cláudio Augusto Boschi; a professoras Kátia Borges e a pesquisadora Gisele Saporetti, da Escola de Educação Física da UFMG. Para o presidente do CREF/MG, o CEABSF contribuirá para  uma inserção mais efetiva da categoria no setor de saúde, além de melhorar a qualidade dos serviços por ela prestados à população. “Nós do Conselho dizemos que a sociedade tem o direito de ser atendida por um profissional habilitado e qualificado. Com essa atitude de apoio à especialização do Nescon,  nós estamos procurando justamente qualificar o profissional”, destacou.  Segundo a professora Kátia Borges, outro aspecto relevante da qualificação do educador físico para o SUS é o fato de que os cursos de graduação não o preparam para a realidade da Saúde Pública. ‘”Historicamente, a inserção do profissional de Educação Física no SUS se deu em equipes de reabilitação cardíaca, mas dentro de uma perspectiva mais curativa. O curso de Especialização em Saúde da Família possibilita direcioná-lo para um trabalho mais amplo, preventivo e com maior envolvimento com a comunidade – o  que vai de encontro à atual diretriz do Ministério da Saúde hoje, que é de promoção da Saúde”, disse.

A experiência do CEABSF com os profissionais de Educação Física pode servir ainda de porta de entrada para outros profissionais ligados aos NASFs no curso – como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.  Segundo Edison Corrêa, vice-coordenador do curso, no próximo semestre, grande parte dos alunos de Educação Física já terá terminado a especialização.  “A partir daí, faremos uma balanço e avaliaremos a possibilidade de admitir profissionais de outras categorias no CEABSF”, declarou.

Foto: Adriana Januário

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br