Geral do Nescon

Publicado em Notícias - 29 de Março de 2010

Equipe do Núcleo se reúne para prestar contas

Trinta e um relatórios técnicos, quinze projetos de pesquisa, além de dezenas de artigos publicados em periódicos, oficinas, seminários e cursos diversos. Esta é uma pequena amostra da produção do Nescon no último biênio, apresentada em reunião geral na última sexta-feira.

Neste encontro – o 1° realizado pelo Núcleo em 2010 – foi a vez dos pesquisadores do Grupo de Pesquisas em Economia da Saúde (GPES); da área temática Trabalho Educação em Saúde; da Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado; e do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária demonstrarem seus trabalhos e planos para o futuro.

Na oportunidade, os participantes da reunião também puderam conferir a primeira versão do material educativo Influenza: aprender e cuidar sem banalizar ou superestimar. Produzido pelo Nescon em parceria com o Ministério da Saúde, ele é voltado para profissionais e estudantes das áreas de saúde. A idéia é ajudá-los a atualizar seus conhecimentos sobre a doença e melhorar a qualidade da assistência integral prestada aos pacientes – o que, consequentemente, contribui para a redução os índices de mortalidade.

Além de membros do Núcleo, compareceram ao evento o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), Francisco Campos; o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Penna; a diretora de programas da SGTES/MS, Marcia Sakai, entre outros convidados. “Este é um trabalho que engrandece a Universidade e que tive o privilégio de acompanhar”, destacou Campos. Já Sakai enfatizou a relevância das pesquisas desenvolvidas no Núcleo sobretudo para a gestão pública: “O Nescon tem sido muito importante pra nós do diagnóstico do cenário da Sáude ao embasamento das decisões dos gestores. É muito bom poder contar este núcleo”, ressaltou.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br