Grávidas terão ajuda financeira para deslocamento

Publicado em Diversos - 19 de Março de 2012

A partir de agora, as gestantes atendidas pelo SUS terão acesso a um benefício para pagar o deslocamento até as Unidades Básicas de Saúde. O contrato, firmado no início de março entre o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal, prevê o pagamento de 50 reais para as grávidas durante o período gestacional. Com esse valor, elas terão maior facilidade para realizar as consultas de pré-natal.

Apenas as gestantes dos municípios inseridos no programa Rede Cegonha poderão receber o benefício. Até o momento, 23 estados e 1.685 municípios já iniciaram o processo de adesão.

Para terem direito ao auxílio, as gestantes deverão assinar um requerimento durante a primeira consulta de pré-natal. O valor será pago em duas parcelas de 25 reais: uma nos 3 primeiros meses da gestação e outra nos 3 meses finais.

O recurso será depositado através dos cartões da Caixa Econômica Federal ou Bolsa Família. Quem não possuir nenhum deles, deverá solicitar um novo cartão da Caixa.

Só em Minas Gerais, 255 mil mulheres deram a luz em 2010 (foram 2,8 milhões em todo o país). A expectativa é de que em 2012, um milhão de gestantes (mais de 40% das gestantes usuárias do SUS) recebam o benefício. Para 2013, a meta é alcançar todas as grávidas usuárias do sistema público de saúde do país.

Para mais informações, clique AQUI.