Inaugurado Núcleo mineiro do Programa Telessaúde

Publicado em Notícias - 24 de agosto de 2007

Foi inaugurado hoje, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, o Núcleo de Minas do Programa Nacional de Telessaúde, projeto aplicado à Atenção Básica, cujo objetivo é melhorar a qualidade do atendimento para as famílias acompanhadas pelo Programa Saúde da Família (PSF).Na abertura do evento, Francisco Eduardo Campos (foto) coordenador do Programa Nacional de Telessaúde e secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, destacou a importância de investimentos no Programa. “Esta é uma importante política de inclusão social do Governo Federal, neste momento buscamos maneiras de equacionar os recursos do Ministério da Saúde e com uma tecnologia disponível como a do Telessaúde, será possível, dentre outros benefícios, deslocar menos gente para ser atendido fora do domicílio e resolver com conforto os problemas dos pacientes”, explicou Campos.

Segundo o Secretário, o Telessaúde vai assessorar profissionais do PSF que se encontrem em locais isolados do Brasil e que não tenham muita infra-estrutura, através da educação à distância. A finalidade, porém, não é criar cursos de formação para os profissionais, mas sim, esclarecer dúvidas, trocar informações e conhecimento, via internet, em tempo real de acordo com a demanda necessária. “O Programa pode contribuir na medida em que cria um canal de troca de informações técnicas e de relacionamento”, destacou Campos.

O Prof. Cláudio de Souza, coordenador do Núcleo UFMG, apresentou em detalhes a proposta do Programa Nacional, em Minas Gerais que conta com várias parcerias, como a Escola de Enfermagem e a Faculdade de Odontologia da UFMG, além do Nescon e o Núcleo Interdisciplinar de Educação Permanente em Saúde, entre outras. “O Telessaúde foca a questão da atenção básica, que não se resume à medicina, mas a todas as áreas da saúde”, explicou Souza.

Também participaram da abertura, o reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, o secretário municipal de saúde, Helvécio Miranda Magalhães, a Coordenadora Geral de Ações Técnicas do Departamento de Gestão da Educação na Saúde Ana Estela Haddad, a coordenadora do Núcleo de Telemedicina do Hospital das Clínicas, Beatriz Alckimin, o vice-coordenador do Nescon prof. Edison Corrêa, além de diretores das unidades do Campus Saúde da UFMG, secretários municipais de saúde e várias autoridades acadêmicas e políticas. Na ocasião foram homenageados pelo reitor da UFMG e pelo diretor da Faculdade, o Secretário Francisco Campos e Ana Estela Haddad pela contribuição ao desenvolvimento do Telessaúde no Brasil.

Leia mais:
Apresentação de Ana Estela Haddad: Telessaúde e Telemedicina aplicadas à Atenção Básica em saúde no Brasil download

Apresentação do prof. Cláudio de Souza: Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil – Núcleo de Minas Gerais download

Comunicação Nescon
Redação: Zirlene Lemos – Jornalista
(31) 3248 9681 – nescon@medicina.ufmg.br