Inaugurado pólo de EAD em Conselheiro Lafaiete

Publicado em Notícias - 30 de julho de 2007

Foi inaugurado, na última sexta-feira, em Conselheiro Lafaiete, município do Alto Paraopeba localizado a 100 quilômetros da capital mineira, o Pólo de Apoio à Educação a Distância do Programa Universidade Aberta (UAB), o primeiro em Minas Gerais. Estruturado a partir de parceria entre UFMG, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Governo Federal e Prefeitura, o Pólo vai oferecer suporte para quatro cursos de graduação a distância – geografia (bacharelado) e pedagogia/normal superior pela UFMG e matemática (licenciatura) e administração (bacharelado) pela Ufop – além de duas especializações também ministradas pela UFMG.Por meio do Programa Ágora, vinculado ao Nescon, o Pólo vai oferecer os cursos de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, proposta da Medicina e Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, uma proposta da Escola de Enfermagem da UFMG . Cada curso de especialização contará com 50 vagas e a seleção dos alunos ocorrerá ainda este ano. O curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família é voltado para médicos, enfermeiros e dentistas de equipes de Saúde da Família, terá duração máxima de 24 meses, sendo que a primeira turma é exclusiva para MG. As próximas etapas contam com seleção dos tutores locais e publicação de edital de convocação dos profissionais de saúde do município, um acordo entre a prefeitura e a UFMG.

A cerimônia de inauguração aconteceu nas dependências do Pólo, um espaço de 900 metros quadrados, onde se distribuem 17 salas de aula, biblioteca, espaço para videoconferências, laboratórios de informática e dos cursos e salas para os tutores.

Centenas de pessoas participaram da solenidade, entre elas o reitor da UFMG, Ronaldo Pena, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, o prefeito Júlio César de Almeida Barros, o professor Adilson Pereira dos Santos (representante do reitor João Luiz Martins, da Ufop), o coordenador do Pólo Municipal da Universidade Aberta do Brasil, Eustáquio B. Rezende, o vice-coordenador do Nescon prof. Edison Corrêa, além de deputados federais e prefeitos de vários municípios do Vale do Paraopeba. O evento foi marcado por uma celebração religiosa presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Raimundo Damasceno de Assis, além de apresentações culturais e uma rápida visita das autoridades pelas instalações do Pólo.

Em seu discurso, o reitor Ronaldo Pena disse que a criação do Pólo da UAB em Lafaiete representa um esforço para diminuir o déficit de oferta de educação superior. Ele lembrou que o sistema público mineiro tem qualidade, mas absorve poucos jovens. “São apenas 7% da população entre 18 e 24 anos, enquanto a média nacional chega a 11%”, comparou.

O coordenador do Pólo Municipal da UAB, Eustáquio B. Rezende antecipou que no dia 4 de agosto, será realizado o vestibular para os cursos de Administração e Matemática, da Ufop.

Outros nove pólos do programa Universidade Aberta do Brasil serão criados em Araçuaí, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Formiga, Buritis, Campos Gerais, Corinto, Januária e Uberaba. No total, serão oferecidas 2.350 vagas.

Pólo de Apoio
É um espaço físico para a execução descentralizada de algumas das funções didático-administrativas de cursos à distância. Local onde o estudante terá acesso à biblioteca, laboratório de informática, atendimento de tutores, aulas práticas de laboratórios, dentre outros. É o “braço operacional” da instituição de ensino superior na cidade do estudante ou mais próxima dele. Tem objetivo de criar um vínculo com a universidade, valorizando a expansão, interiorização e regionalização da oferta de educação superior pública e gratuita.

Exemplo de funcionamento de pólo:
1 – O município propõe a criação de um pólo de apoio presencial para a oferta de três cursos de graduação à distância (ex: Administração, Pedagogia/Normal Superior e Geografia);
2 – As aulas serão ministradas, em sua maioria, através de vídeo-conferência, ou seja, um professor ministrará o conteúdo em um local fixo (ex: o campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte) e as aulas serão transmitidas em tempo real para os pólos no interior do Estado. Também haverá encontros presenciais;
3 – Cada curso vai oferecer 50 vagas;
4 – Os tutores deverão ser contratados pelo município e ter formação superior compatível com áreas específicas das disciplinas dos cursos. Saiba mais no Sistema UAB.

Comunicação Nescon
Redação: Zirlene Lemos – Jornalista, com CEDECOM/UFMG