Incidência de cárie cai no país, mas saúde bucal de idosos ainda é desafio

Publicado em Notícias - 14 de Fevereiro de 2011

sbbrasil2010_01O Ministério da Saúde divulgou recentemente, o resultado da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010 que revela a diminuição do número de brasileiros com cárie. O nível apresentou queda em relação aos últimos oito anos. A pesquisa  mostra uma queda de 26% no número de cáries dentárias entre crianças de doze anos desde 2003. Nessa faixa etária, outro destaque é o crescimento de 30% no número de crianças que nunca tiveram uma cárie na vida.

Entre adolescentes, houve diminuição de 30% no índice de dentes cariados, perdidos e obturados (chamado de CPO) entre 2003 e 2010, o que significa que 18 milhões de dentes deixaram de ser afetados. A necessidade de prótese parcial (substituição de um ou alguns dentes) entre os adolescentes caiu 50%.

Em adultos, a queda foi de 19% na faixa etária entre 35 e 44 anos. Em relação a 2003, essa parcela da população apresentou queda de 30% no número de dentes cariados, queda de 45% no número de dentes perdidos por cárie, além do aumento de 70% no número de dentes tratados.

O estudo revela que o Brasil passou a integrar o grupo de países com baixa prevalência de cáries. Para estar neste grupo, o indicador CPO deve estar entre 1,2 e 2,6, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde. Em 2003, o país tinha índice de 2,8, passando, atualmente, para 2,1 — melhor que a média dos países das Américas. Para o Ministério, o novo cenário é reflexo direto da implantação do programa Brasil Sorridente, em 2003.

Pontos negativos
Todas as regiões do país registraram melhora no CPO, com exceção da Norte. Segundo o coordenador nacional de saúde bucal Gilberto Bucca, o Ministério da Saúde programa aumentar o número de equipes de saúde bucal do Programa Saúde da Família na região para amenizar o problema.

Outro ponto negativo destacado na pesquisa é o descaso em relação aos dentes-de-leite. Apesar de ter havido uma redução de 17% no índice de dentes-de-leite careados, 80% deles não foram corretamente tratados.

Déficit de próteses
Embora os resultados indiquem melhora na saúde bucal das crianças, os resultados mostram que a saúde bucal dos idosos continua sendo um desafio para o governo. Atualmente, acima de 3 milhões de brasileiros com 65 anos ou mais precisam de próteses completas e 4 milhões precisam de próteses parciais.

A SB Brasil 2010 foi feita em 177 municípios (26 capitais e Distrito Federal) e contou com 38mil pessoas de todas as regiões do país.

Para saber mais: http://www.sbbrasil2010.org

Fonte: Ministério da Saúde