Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de 260 vagas para o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade ofertado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esta é a primeira oferta da UFPI, na modalidade à distância, como integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As inscrições devem ser realizadas até 16 de novembro, na secretaria da UNA-SUS/UFPI, situada no Campus Ministro Petrônio Portela, S/N, bairro Ininga, Teresina (PI), ou nos polos de apoio presencial, constantes no Edital.
O curso de especialização tem como objetivo principal capacitar os profissionais atuantes nos programas Mais Médicos e PROVAB (Programa de Valorização dos Trabalhadores da Atenção Básica), no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
São 20 vagas para cada um dos 13 polos espalhados no estado, nos seguintes municípios: São José de Peixe, Simplício Mendes, Luziânia, Colônia do Gurgueia, São Raimundo Nonato, Oeiras, Picos, Parnaíba, Bom Jesus, Água Branca, União, Piripiri e Marcos Parente.
Com carga horária de 450 horas, a especialização é composta por sete áreas didáticas: Contexto das Políticas Públicas e das Redes de Atenção à Saúde, Estudo e Análise Situacional do Território: Saúde – Doença; Ciclo de Vida: Mulher, Criança e Adolescente; Ciclo de Vida: Adulto, Homem e Idoso; Urgência; Reflexão sistemática sobre a prática – TCC; e dentre as optativas é possível escolher entre Saúde Ambiental e Didática.
O curso foi concebido a partir de outro, já ofertado pela UFPI, no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Mas, para atender o formato UNA-SUS, teve seu projeto político pedagógico reconstruído em parceria com outras instituições integrantes da Rede UNA-SUS, como a UNIFESP e o NESCON/UFMG, além do apoio da Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS).
Fonte: UNA-SUS