Inscrições abertas para Seminário de Atenção Primária na UFMG

Publicado em Notícias - 10 de junho de 2010

seminario-apAté o dia 15 de junho, estão abertas as inscrições para o seminário O profissional médico e suas competências na Atenção Primária. Os interessados podem se inscrever pelo site  de Cursos e Eventos da UFMG.

O evento acontece nos dias 17 e 18 de junho, na Faculdade de Medicina, no campus Saúde da UFMG.

De acordo com a professora Claudia Regina Lindgren Alves, da comissão organizadora do seminário, o objetivo é reduzir as dúvidas conceituais sobre a atenção primária, aprofundando a discussão teórica acerca do tema. “Nos debates, serão discutidas propostas de desenvolvimento das competências médicas necessárias para uma atuação competente e resolutiva neste tipo de atendimento, durante a graduação em Medicina”, afirma.

Ela ressalta que a presença de professores e estudantes da Faculdade é fundamental. “O seminário irá contribuir com a reforma curricular do curso de Medicina. O envolvimento da nossa comunidade acadêmica é muito importante durante este processo”, comenta.

A professora explica que o tema do seminário é parte das diretrizes nacionais norteadoras das reformas curriculares, propostas pelo Governo Federal. “Uma vez sinalizado o descompasso entre a formação de profissionais da saúde e as necessidades do Serviço Único de Saúde (SUS), foram propostas diretrizes, que pudessem orientar a formação de profissionais generalistas, aptos a atuar na atenção primária”, esclarece.

Segundo a comissão organizadora, são esperados cerca de 250 participantes, entre profissionais e técnicos da rede municipal de saúde, estudantes e professores. Durante os debates, será utilizado um sistema de interação simultânea entre os participantes e os debatedores, o Quiz Pad.

Confira a programação completa do seminário “O profissional médico e suas competências na Atenção Primária”. Outras informações pelo telefone (31) 3409 9113.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG