Servidores técnicos administrativos em educação e funcionários contratados da Faculdade de Medicina podem se candidatar para a 1ª Brigada Integrada de Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio do Campus Saúde da UFMG. O objetivo da capacitação é proporcionar conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento, extinção de princípios de incêndio, abandono de local e técnicas de primeiros socorros.As inscrições foram prorrogadas até 31 de maio.
A intenção é criar uma brigada de incêndio integrada, ou seja, funcionários do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem trabalharão de forma conjunta. A capacitação será feita pelo Centro Profissional de Bombeiro Civil de Minas Gerais.
Metodologia
O curso será dividido em aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, serão abordados temas como teoria do fogo; propagação do fogo; classificação de incêndio; métodos de extinção; equipamentos de detecção; análise de vítimas; reanimação cardiopulmonar; dentre outros. Nas aulas práticas o brigadista aprenderá a combater incêndios e noções de primeiros socorros. Todos os funcionários passarão por avaliação verbal, escrita e observação.
Público-alvo
Na Faculdade de Medicina da UFMG qualquer servidor ou contratado poderá efetuar o cadastro, exceto menores de idade e bolsistas.
Os candidatos a brigadista devem atender, preferencialmente, alguns critérios: trabalhar no edifício; preferencialmente ter experiência anterior como brigadista; boa condição física e de saúde; conhecimento das instalações e ser alfabetizado. Caso o candidato não atenda aos critérios básicos, serão selecionados os que atenderem ao maior número de requisitos.
Carga-horária
A capacitação será realizada em dois dias, no primeiro aulas teóricas e, no seguinte a parte prática, totalizando 16 horas de curso.
A primeira turma fará o curso nos dias 9 e 10 de junho, a segunda, nos dias 16 e 17 de junho e, a terceira, nos dias 23 e 24 de junho.
A capacitação será realizada das 8h às 17h. No primeiro dia, será no auditório do 3º andar do Hospital das Clínicas. Já a parte prática será realizada atrás do Ambulatório Borges da Costa.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio. Clique aqui para preencher o formulário de cadastro.
Serão 50 vagas para o Hospital das Clínicas, 30 para a Faculdade de Medicina e 20 para a Escola de Enfermagem.