Judicialização da saúde está na pauta de seminário internacional

Publicado em Diversos - 23 de julho de 2010

Saúde, Justiça e Democracia será o tema do V Seminário Internacional Direito e Saúde e IX Seminário Nacional Direito e Saúde promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Ficoruz). As inscrições estão abertas até o dia do evento pelo endereço eletrônico dihs@ensp.fiocruz.br. O evento acontece nos dias 27 e 28 de julho, na sede da ENSP no Rio de Janeiro, e contará com a presença do diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Boaventura de Souza Santos, na mesa de abertura.

Uma das organizadoras, a pesquisadora da ENSP Maria Helena Barros acredita que é uma oportunidade de discutir o processo de judicialização da saúde vivido no Brasil. “Há uma discussão sobre a intervenção do poder judiciário na saúde e sobre o fato de o SUS acontecer via poder judiciário. Essa questão tem impactos na formação de recursos humanos, no direito à informação, na participação popular no SUS, dentre outros”, diz.

Ao todo, serão quatro mesas de trabalho abordando questões que vão desde a discussão entre saúde, justiça e democracia até os valores universais que envolvem a democracia e justiça, e as tecnologias sociais de direito e cidadania. Durante o evento, acontecerá também o lançamento do livro Epistemologias do Sul, organizado pelo professor Boaventura Santos.

Confira aqui a programação dos seminários

Comunicação Nescon com ENSP/Ficoruz
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br