Lagoa Santa discute Atenção Primária e Vigilância em Saúde

Publicado em Notícias - 5 de Fevereiro de 2010

Re-significando: a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde, este foi o tema de seminário realizado em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na última quinta-feira. Recentemente o município, que vai oferecer a partir de março, em  parceria com a UFMG,  o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família ,  implantou o Cuidar, um programa de Saúde da Família voltado para a promoção e proteção da saúde, através da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças.

No seminário, a pesquisadora do Nescon, Maria Rizoneide Negreiros de Araújo,  ministrou palestra sobre fundamentos da Atenção Primária onde apresentou um panorama geral do SUS.

Segundo Negreiros, o objetivo foi discutir as diretrizes da Atenção Primária com foco nas necessidades do município. “A prioridade nos municípios é a atenção básica, minha participação foi no sentindo de incentivar o debate sobre o tema com base em seus fundamentos, estimulando para que busquem cada vez mais desenvolver  uma atenção básica de qualidade através da Estratégia Saúde da Família”, explicou.

Professora, doutora em Enfermagem pela USP e mestre em Epidemiologia pela UFMG, Rizoneide tem vasta experiência nas áreas de saúde coletiva, atenção primária à saúde, recursos humanos e  educação em saúde.

O consultor da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Eugênio Vilaça Mendes também participou do debate, além representantes do poder público local e da sociedade civil.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br