Lançado edital de convocação para contratações na Atenção Básica

Publicado em Notícias - 12 de dezembro de 2011

O Ministério da Saúde lançou edital de convocação para a adesão de municípios ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), uma iniciativa que prevê estímulos à profissionais de saúde recém-formados que optarem por atuar em ações básicas de saúde.

O programa é direcionado à contratação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de municípios com populações em situação de pobreza, isolados dos grandes centros ou com dificuldades de contratação desses profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa é que 3,7 mil vagas sejam abertas para preenchimento a partir do mês de fevereiro, sendo 2 mil vagas para médicos, 1 mil para enfermeiros e 700 para cirurgiões-dentistas.

Nesta primeira edição do Provab será firmado contrato de um ano com os profissionais que se inscreverem e forem convocados. Ao final desse período, os médicos que tiverem uma boa avaliação de desempenho terão uma pontuação adicional de 10% na nota de exames de residência médica que porventura estiverem cursando.

Convocação

O edital de convocação é direcionado às secretarias municipais e estaduais de saúde e também às instituições de ensino superior, que vão supervisionar e orientar os profissionais durante a participação no Provab (presencialmente e à distância). O pedido de adesão ao programa deve ser feito até o dia 7 de janeiro.

Comunicação Nescon com informações do Portal Saúde