Livro destaca o trabalho de agentes comunitários de saúde

Publicado em Diversos - 24 de Janeiro de 2012

Duzentos e trinta e quatro mil agentes comunitários trabalhando em 5.349 cidades de todo o Brasil. Peças-chave da Estratégia de Saúde da Família, esses profissionais vivem de perto a realidade das pessoas da comunidade em que atuam. Dessa forma, têm acesso a informações dos pacientes que dificilmente chegariam ao conhecimento dos médicos, contribuindo para a melhoria da Atenção Primária no país.

Um livro recém-lançado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) quer contar um pouco da história desses trabalhadores, nem sempre valorizados como deveriam. Intitulada “Para além da comunidade: trabalho e qualificação dos agentes comunitários de saúde”, a publicação é fruto da pesquisa “Qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde: dinâmicas e determinantes”, realizada no observatório dos Técnicos em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Trata-se de uma reunião de artigos que discutem o papel do agente comunitário de sob diversos contextos e aspectos, da reconfiguração do sistema de saúde brasileiro, no início dos anos 1990; até os dias atuais, em que se discute como nunca sua qualificação.

O livro está disponível gratuitamente em formato PDF. Clique aqui e acesse.

http://www.fiocruz.br/media/livro_epsjv.pdf