Inaugurado polo de EAD em Governador Valadares

Publicado em Notícias - 10 de Fevereiro de 2010

Presidente Lula ladeado pelas "meninas da Saúde da Família", Fernanda (E), Isolda e Débora
Presidente Lula ladeado pelas “meninas da Saúde da Família”, Fernanda (E), Isolda e Débora

As meninas da Saúde da Família. Foi assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se referiu às tutoras do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família da UFMG (CEABSF), nesta terça-feira, na  inauguração oficial do Pólo de Apoio Presencial à Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil (UAB).  Acompanhado por uma comitiva composta por seis ministros de estado, ele esteve em Governador Valadares e depois seguiu para Teófilo Otoni, onde inaugurou  obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ainda o campus local da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri .

Na inauguração do polo, que começou por volta das 11 horas, Lula visitou rapidamente as instalações, passou pelos laboratórios e também bateu um papo com o coordenador João Bosco Pereira Alves, além dos tutores e alunos presentes.

A tutora do CEABSF, Fernanda Magalhaes  classificou o momento como estratégico. “Foi importante porque além do presidente Lula ser muito simpático, sua vinda dá mais respaldo ao polo que passa agora a ser mais reconhecido pelo próprio município, por pessoas que até então desconheciam como é a estrutura da UAB, além dos  trabalhos desenvolvidos aqui”, acredita.

Segundo  Fernanda, tanto Lula, quanto a ministra da Casa Civil e pré-candidata pelo PT à presidência, Dilma Roussef,

Tutoras do CEABSF recebem abraço da ministra Dilma

demonstraram grande interesse pelo curso. “Eles perguntaram sobre o funcionamento do curso  e até pediram uma breve avaliação”, revelou.

O polo inaugurado já estava sendo utilizado pelos alunos desde o ano passado e conta com laboratórios, secretaria, biblioteca, salas e mini-auditório. Oferece dez cursos de graduação, com cerca de 750 estudantes matriculados, dos quais 150 cursam a especialização em Saúde da Família da UFMG.

A UFMG também oferece  atualmente o curso Normal Superior, o de aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola; além dos de licenciatura em Química, Matemática e Ciências Biológicas, da especialização em Ensino de Artes Visuais e ainda a Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem (Profae).

Na mesma cerimônia, o ministro da Educação, Fernando Haddad anunciou o inicio das obras de construção de uma universidade federal na cidade, cujo vestibular está previsto para acontecer ainda neste ano.

Também participaram o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Édilo Ricardo Valadares.

Saiba mais sobre os cursos a distância oferecidos pela UFMG nos polos da UAB no site www.caed.ufmg.br, ou pelo telefone (31) 3409-4638.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br