Mais 50 vagas para especialização em Saúde da Família

Publicado em Diversos - 4 de Janeiro de 2012

Os interessados em participar da 7º edição do Curso de Especialização em Saúde da Família (CEABSF) têm, agora, novas vagas à sua disposição. De hoje a 26 de janeiro, estão abertas as inscrições ao novo edital de seleção do curso, lançado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal) em parceria com a UFMG. O documento prevê mais 50 vagas além das 300 abertas no último dia 1º – destinadas a médicos, médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas ligados à Estratégia de Saúde da Família. Ofertada gratuitamente a distância, a formação concentrará suas atividades no polo de Apoio à Educação Superior de Campos Gerais.

Trata-se de uma cooperação entre a UFMG e a Unifal para expandir o alcance do CEABSF e descentralizar sua administração. “A estrutura acadêmica do curso continua sendo a da UFMG. A Unifal, porém, entrará com seu corpo docente, banca examinadora da seleção, corpo de tutores, entre outras contribuições” – explica Edison Corrêa, coordenador do Programa Ágora. “Isso agilizará o atendimento ao aluno em suas diversas necessidades, tornará o CEABSF mais dinâmico, além de enriquecer o curso. A entrada de novas cabeças areja o ambiente”, completa.

Inscrições e seleção

As inscrições neste processo seletivo seguem os mesmos padrões do edital lançado em 1º de janeiro. Após a leitura atenta do documento (baixe-o AQUI), o candidato deve preencher a ficha de inscrição (disponível on-line em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora) e reunir a documentação exigida no edital. O próximo passo é enviar o material pelos correios com aviso de recebimento à Secretaria de Cursos do Nescon, situada à Avenida Alfredo Balena, 190 – 7º andar/sala 716.

A seleção constará de duas etapas: análise de currículo e entrevista. A lista com os aprovados na primeira etapa será divulgada até 9 fevereiro nos sites do Programa Ágora e da Unifal. O resultado final sai até 16 de fevereiro, nos mesmos veículos. O início das aulas está previsto para 3 de março.

Sobre o CEABSF

Promovida pelo Programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) é uma pós-graduação lato-sensu financiada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Criada em 2008, insere-se no contexto do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNASUS), atendendo às necessidades de qualificação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Desde sua primeira edição, o CEABSF já ofertou 2025 vagas, qualificou 602 profissionais em mantém outros 964 em processo de formação. Trata-se do programa com maior contingente de profissionais qualificados para a Atenção Primária do País.

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br