Matrículas abertas para curso de controle de tuberculose

Publicado em Notícias - 25 de Janeiro de 2012

Já está aberto o período de matrícula para o Curso Ações Para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica. Promovido pelo Ministério da Saúde, o curso – que é gratuito e integra a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – é aberto a médicos e enfermeiros que atuam na rede básica de saúde em todo o país. A ideia é qualifica-los para o diagnóstico precoce, tratamento e cura da tuberculose.

Autoinstrutiva, a formação acontece sem o acompanhamento de tutores. Todo o material é disponibilizado em módulos pela internet. Ao final, os participantes receberão um certificado de conclusão.

Não há período de inscrição definido. A entrada na formação estará aberta durante todo o ano de 2012. Para isso, basta que os interessados se cadastrem na plataforma Arouca e sigam as instruções apresentadas no portal.

Clique AQUI para mais informações.

Brasil e Tuberculose

O Brasil é um dos países com maior número de casos de tuberculose no mundo. Nosso país ocupa a 17ª posição em uma lista que reúne os 22 países com maior incidência da doença.

O grupo, encabeçado por China e Índia, é responsável por cerca de 80% de todas as ocorrências no planeta. O Brasil é único representante das Américas incluído na lista.

Por aqui, são registrados a cada ano 71 mil novos casos, levando à morte de cerca de 4.800 pessoas. A relação é de 37,2 casos para cada 100 mil habitantes. A situação se perpetua, entre outros motivos, porque menos de 60% dos casos são diagnosticados na Atenção Primária. Por isso, muitos pacientes já chegam às unidades de saúde com um quadro grave da doença.