A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública global para Monkeypox. Embora os casos de transmissão estejam estáveis, o Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde para coordenar ações de resposta à doença no Brasil. De acordo com dados da pasta, o país registrou cerca de 12 mil casos de Monkeypox, de 2022 a 2024. Neste ano, foram 709 casos confirmados ou prováveis.
Diante da necessidade de capacitação dos profissionais de saúde para o manejo da monkeypox, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Mato Grosso do Sul, está com matrículas abertas para o curso online Monkeypox: uma abordagem geral para profissionais de saúde.
Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular pelo link.
O objetivo é qualificar profissionais de saúde e demais interessados sobre essa doença reemergente, proporcionando conhecimento atualizado e estratégias para o seu diagnóstico, tratamento e prevenção.
Com carga horária de 45 horas, a capacitação aborda diversos aspectos à doença, como epidemiologia, manifestações clínicas, métodos de diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção. Para dinamizar o aprendizado, são utilizadas recursos didáticos interativos, vídeos e casos clínicos.
Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.