Medicina no Fórum Global sobre Recursos Humanos em Saúde

Publicado em Diversos - 24 de Janeiro de 2011

Duas iniciativas desenvolvidas no Nescon terão participação de destaque  no 2º Fórum Global sobre Recursos Humanos em Saúde  que acontece de amanhã até o dia 29  em Bangkok, na Tailândia.  

O professor  Francisco Eduardo de Campos,  coordenador do Nescon e titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS),  vai coordenar discussões sobre a educação permanente em saúde ao apresentar  o Programa Ágora, responsável pelo Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família,  como experiência inovadora para  educação e formação de recursos humanos em saúde e  a Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado em Saúde (EPSM), responsável  pelo monitoramento dos sinais de mercado de trabalho em saúde, além de desenvolver metodologias de pesquisa e avaliação na área de recursos humanos para o Ministério da Saúde. A EPSM é responsável entre outras,  pela pesquisa  sobre a escassez de profissionais médicos nos municípios brasileiros. 

Segundo Campos (foto), que desde 2008  também  é membro do Conselho Executivo da Organização Mundial de  Saúde (OMS),  o encontro pretende aproveitar o impulso gerado pelas discussões do primeiro fórum mundial, realizado em Kampala (Uganda) em 2008,  onde foram elaboradas  a Declaração de Kampala e a Agenda para a Ação Global. “Há 3 anos se criou uma agenda para o enfrentamento dos problemas de saúde no mundo, fortemente dependentes da quantidade e qualidade do pessoal sanitário formado. Faltam mais de 4 milhões de trabalhadores de saúde  e esta falta tenderá a se agravar caso medidas adequadas não sejam tomadas”, alerta.

Outro objetivo do fórum é estimular e acelerar as iniciativas do movimento global sobre os recursos humanos em saúde para alcançar as Metas do Milênio, principalmente na cobertura universal em saúde. Os resultados esperados incluem: a sustentação do movimento global em recursos humanos em saúde, o compartilhamento de experiências e conhecimentos; estabelecimento de acordos de cooperação dos progressos realizados desde Kampala, por meio de exemplos concretos de ações mundiais e nacionais e ainda os desafios de lidar  com questões novas e emergentes que exigem ação e resposta imediatas.

 O evento é promovido pela  Global Health Workforce Alliance, a Conferência do Prêmio Príncipe Mahidol, a Organização Mundial da Saúde e a Japan International Cooperation Agency (JICA), é apoiado pela Fundação Rockefeller, o Conselho Médico da China e o Banco Mundial, além de  por outras agências e organismos internacionais.  Mais informações e programação AQUI

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br