Membros do NESCON apresentarão trabalhos em Cuba

Publicado em Diversos - 8 de Março de 2012

De 12 a 16 de março de 2012, dois membros do NESCON representarão o Núcleo no III Congresso Internacional de Medicina Familiar, em Havana, Cuba. Dois trabalhos realizados pela Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado em Saúde (ESPM) serão apresentados no evento, que terá como tema principal “Fortalecendo a Medicina Familiar e a APS nos Sistemas de Saúde – Chamado para o Século XXI”.

O primeiro trabalho aprovado para apresentação no congresso é o Índice de escasez de médicos en atención primaria en los municipios brasileños, que busca caracterizar e mensurar a escassez de médicos na atenção primária de cidades brasileiras.

Evolución del empleo en la estrategia de salud de la familia en brasil: una década de expansión y desprecarización laboral – 2001-2011 é o nome do segundo trabalho a ser apresentado pelo Núcleo. O objetivo do estudo foi monitorar a qualidade do emprego na Estratégia de Saúde da Família. Para isso, realizaram um levantamento das formas de contratação e remuneração utilizadas pelas secretarias municipais de saúde para os profissionais das equipes de saúde da família.

Os trabalhos são de autoria de Jackson Freire Araújo, Lucas Wan Der Maas, Alice Werneck Massote, Ana Cristina de Sousa van Stralen, Sábado Nicolau Girardi e Cristiana Leite Carvalho.

O EVENTO

Organizado pela Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar (WONCA) e Sociedade Cubana de Medicina Familiar, o III Congresso Internacional de Medicina Familiar é destinado a médicos, enfermeiros, estudantes e quaisquer outros profissionais vinculados à Medicina Familiar e à Atenção Primária.