Ministério da Saúde e ABRASCO lançam Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde

Publicado em Notícias - 2 de agosto de 2010

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) lançaram recentemente a Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um canal de comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, através da divulgação de estudos e pesquisas realizadas na área e promover a melhoria da utilização dos resultados visando a qualificação da gestão da APS. 

Entre as atividades a serem desenvolvidas pela Rede estão a criação e o gerenciamento de um portal eletrônico que servirá de elo entre pesquisadores, profissionais e gestores de saúde. O portal terá um cadastro de pesquisas e pesquisadores em APS, promovendo também a divulgação de trabalhos, fomentando assim o debate entre os integrantes da comunidade envolvidos na área de pesquisa, gestão e aplicação da Atenção Primária à Saúde. Contará com vários níveis de atuação: um comitê coordenador formado por pesquisadores vinculados à ABRASCO, Ministério da Saúde/Departamento de Atenção Básica e parceiros; um grupo formado por gestores, profissionais de saúde e estudantes interessados em desenvolver pesquisas para seus resultados na melhoria das políticas públicas em saúde; além de outro grande grupo formado por todos os indivíduos (cidadãos) interessados em conhecer o que é APS e pesquisas em desenvolvimentos nessa área. A Rede de Pesquisa será financiada pelo Ministério da Saúde, através do Departamento de Atenção Básica, e será operada e desenvolvida pela ABRASCO.

Terá como parceiros e apoiadores a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para se cadastrar na Rede preencha o formulário.

Para obter mais informações acesse a seção pesquisas do site da ABRASCO ou escreva para o email pesquisaapsabrasco@ensp.fiocruz.br. Confira o primeiro número do Informe da Rede .

Fonte: ABRASCO