Ministério da Saúde e AMB se mobilizam para ajudar o Haiti

Publicado em Notícias - 21 de Janeiro de 2010

Para organizar a ajuda ao Haiti, país destruído por um terremoto na semana passada, algumas entidades brasileiras estão cadastrando voluntários e doações. O Ministério da Saúde criou um cadastro virtual de doações de medicamentos e profissionais de saúde voluntários. As instituições públicas ou privadas interessadas em doar medicamentos e insumos de saúde devem se cadastrar através deste formulário. Já os profissionais de saúde, inclusive autônomos, que queiram se oferecer como voluntários podem se inscrever aqui.


No ato da inscrição, o profissional deve informar, além dos dados pessoais, sua formação e experiência em desastres. O voluntário também pode indicar a melhor data para se deslocar ao Haiti. Todos os dados serão avaliados pelo Ministério da Saúde, que entrará em contato com os cadastrados conforme demanda do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, responsável por coordenar a ação de ajuda ao Haiti. Quando a atuação dos voluntários for necessária, serão formadas equipes com 50 a 100 profissionais, que ficarão no máximo 15 dias no país já que, além de ser uma situação desgastante, cada um deverá levar sua própria comida e água.


Além do Ministério, a Associação Médica Brasileira (AMB) está recrutando, através do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, médicos dispostos a trabalhar voluntariamente no Haiti. Os interessados podem se inscrever no site da campanha SOS Haiti.


Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br