Ministério da Saúde e UFMG desenvolvem kit sobre dengue

Publicado em Notícias - 28 de agosto de 2007

Considerando o aumento do número de casos de dengue notificados no país, assim como o aumento de óbitos decorrente desta doença, o Ministério da Saúde e a UFMG, através do Nescon e da Cátedra da Unesco de Educação a Distância, promoveram um encontro com especialistas da área de saúde e educação para elaborar um kit com material instrucional sobre Dengue. O material será composto por folder, fascículo explicativo e cd room com informações atualizadas da dengue com foco em: epidemiologia, organização dos serviços, mitos e erros sobre a dengue, aspectos clínicos e manejo da doença.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectam anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue, o que torna a doença um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

No Brasil só este ano, já foram notificados mais de 135 mil casos. Os estados com maior número de notificações são Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, que até junho de 2007, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, já contabilizava mais de 31 mil casos.

Para Rivaldo Venâncio da Cunha, professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e membro da equipe que elabora o kit, o primeiro passo para reduzir esses números é entender que as epidemias de dengue são previsíveis. “Se é difícil evitar uma epidemia, não é difícil evitar as mortes dela decorrentes. As autoridades sanitárias e os profissionais de saúde têm que admitir esta possibilidade e a partir daí poderemos nos organizar para combater as mortes causadas pela doença”, alertou.

O material ficará pronto até outubro, a distribuição será feita pelo Conselho Federal de Medicina aos 260 mil médicos filiados, além de 40 mil kits para gestores, secretarias municipais e estaduais, além de outras instituições.

Comunicação Nescon
Redação: Zirlene Lemos – Jornalista
(31) 3248 9681 – nescon@medicina.ufmg.br