Ministério da Saúde qualificará profissionais para atender diabéticos

Publicado em Diversos - 21 de julho de 2011

Profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) serão qualificados para o atendimento a pessoas com diabetes tipo 2, ensinando-as a controlar a doença por meio de alimentação adequada e controle da glicose. A medida integra o projeto QualiDia – Educação em Saúde, lançado ontem (20) pelo Ministério da Saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.

Com duração prevista de um ano, o QualiDia pretende ser uma nova ferramenta de atuação do SUS no controle do Diabetes, com foco no autocuidado. Segundo o diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, a expectativa é a de que o projeto, conferindo mais autonomia ao paciente, ajude as unidades de saúde a entenderem que tipo de atenção básica é necessário prestar a cada usuário. A iniciativa também auxiliará a deslocar o foco do atendimento para a prevenção da doença, reduzindo o número de agravos e internações que ela pode ocasionar.

A primeira oficina de formação do projeto, que ocorre até hoje em Brasília, reúne técnicos do Ministério e representantes de dez municípios brasileiros. São eles: Ilha de Itamaracá/PE, São Lourenço da Mata/PE, Recife/PE, Rio Bonito/RJ, Silva Jardim/RJ, Anchieta/ES, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Tijuca/SC e Rio de Janeiro/RJ. Após o primeiro semestre de 2012, com base na experiência dessas localidades, a idéia é que as demais cidades brasileiras sejam convidadas à aderir ao programa – que pode ser acompanhado pelo http://qualidia.dableo.com.br.

A prevenção, o monitoramento e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis estão entre as prioridades do governo brasileiro. Desde fevereiro, por meio do programa Saúde Não tem Preço, 12 tipos de medicamentos estão sendo distribuídos gratuitamente, para tratamento de diabetes – que hoje acomete 5,8% na população adulta no país.

Comunicação Nescon com informações do Portal Saúde

Crédito da foto: www.sxc.hu