Ministério da Saúde retoma VER-SUS

Publicado em Notícias - 16 de novembro de 2011

Um importante aliado na formação dos acadêmicos dos cursos da área de saúde no Brasil está de volta. É o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil – o VER-SUS, relançado pelo Ministério da Saúde no último dia 10. Organizada com o apoio do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, entre outras instituições, a iniciativa busca aproximar os estudantes dos cursos da área de saúde da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Interrompido em 2004, o programa voltará a pleno funcionamento a partir de 2012, levando cinco mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do SUS em diversos municípios brasileiros.

Além dos acadêmicos de Medicina, o programa atenderá estudantes de Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Educação Física, Fisioterapia, entre outros da área de saúde. Segundo o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, o projeto aumenta o contato entre a universidade e os serviços da rede pública, uma das principais demandas da saúde brasileira hoje. “Com certeza, o VER-SUS vai provocar mudanças nas graduações, estimular um maior apoio à extensão, impulsionar a participação popular, além de estimular novas formas de pensar nas universidades”, afirma.

EXPANSÃO

Ao estimular a participação dos alunos de diversos cursos em Saúde no programa, o Governo Federal pretende evitar que eles se isolem em estágios estritamente ligados ao exercício de sua profissão. Ou seja, a intenção é fazer com que os acadêmicos aprendam, desde a graduação, a trabalhar de forma integrada, o que contribuirá, no futuro, para que prestem um melhor serviço à população. “Estamos trabalhando juntos para garantir que o SUS seja sempre repensado e melhorado constantemente, produzindo a diferença naqueles que trabalham na defesa de uma saúde pública de qualidade”, destacou a gerente da Escola GHC, Lisiane Böer Possa.

Cerca de 60 universidades, diversas secretarias municipais de saúde e centros acadêmicos de diferentes cursos de todo o país já demonstraram interesse em realizar as vivências. A versão piloto do VER-SUS terá início já em fevereiro do ano que vem, com 2500 alunos em 10 municípios brasileiros.

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br