Ministra da Saúde de El Salvador conhece CEABSF

Publicado em Notícias - 16 de setembro de 2009

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG,  recebeu hoje uma comitiva de El Salvador, liderada pela ministra da Saúde, Maria Isabel Rodrigues.

A abertura foi uma videoconferência proferida pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) Francisco Eduardo de Campos (MPS).   Ele ressaltou o pioneirismo da UFMG em capacitação de recursos humanos para a saúde  e reafirmou o compromisso do Ministério da Saúde na educação permanente. “A UFMG tem histórico na formação de profissionais de saúde, começamos há mais de 20 anos com turmas de 30, 40 alunos, hoje, temos O Programa Ágora que já ofereceu 3 editais de 400 vagas”, salientou. E acrescentou ainda “o governo Lula assumiu o compromisso de até dezembro de 2010, capacitar 50% dos quase 100 mil profissionais de saúde da família do Brasil, temos certeza que alcançaremos essa meta em parceria com as principais universidades federais do País, inclusive a UFMG”, garantiu.

Francisco Pena, destacou o relevante trabalho que o Nescon desenvolve não só para MG e o Brasil, mas também em termos de cooperações internacionais no auxílio ao desenvolvimento de políticas públicas de saúde. Na ocasião, ele também presenteou a ministra (foto).

Para Maria Isabel o principal motivo da visita é conhecer as experiências desenvolvidas na UFMG. “Estamos desenhando um projeto de cooperação internacional com o Brasil, que é um país muito avançado em modelo de assistência universal à saúde da população, a visita a Belo Horizonte é um componente importante para analisar as experiências que se tem em atenção primária à saúde e a UFMG tem papel essencial na formação dos profissionais”, ressaltou.

Durante as apresentações, a comitiva de El Salvador ouviu sobre a saúde da família no contexto nacional, estadual e municipal e conheceu o funcionamento do Programa Ágora (de capacitação em larga escala de profissionais da saúde da família). O ponto principal da reunião foi o campo da gestão do trabalho e a educação na saúde, além da apresentação do Telessaúde,  como projeto de Educação Permanente em Saúde: Telecárdio e Centro de Tecnologia Educacional em Saúde (CETES).

A próxima etapa que envolve o Brasil, de acordo com a ministra é a realização, em dezembro, de uma oficina de trabalho, promovida pelo Ministério da Saúde de El Salvador envolvendo pessoas que serão selecionadas depois dessa visita e que irão ao país com a finalidade de conhecer a realidade local do sistema de saúde, para que seja iniciada, efetivamente, a cooperação.

Participantes

A comitiva de Rodrigues foi composta por representantes de diferentes áreas do Ministério da Saúde daquele país e por dois especialistas em saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): Antonio Giuffrida e Rita Sório. Também participaram da reunião representantes do Ministério da Saúde do Brasil e ainda a Pró-reitora Adjunta de Pós-Graduação da UFMG, Isabela Almeida Pordeus (representando o reitor Ronaldo Pena),  o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, a vice-diretora da Escola de Enfermagem, Andréa Gazzinelli, o diretor da Faculdade de Odontologia, Evandro Neves Abdo, o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Emerson Silami Garcia  e o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira. 

Comunicação Nescon
Fotos: Áurea Maíra Costa
(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br