Ministra da Saúde de El Salvador vai conhecer especialização em Saúde da Família da UFMG

Publicado em Notícias - 14 de setembro de 2009

Joaquim Antônio César (d), Francisco Penna, Edison Corrêa e Maria Isabel Rodríguez. Crédito: Zirlene Lemos

Na próxima quarta-feira, 16 de setembro, a Ministra da Saúde de El Salvador, Maria Isabel Rodrígues, virá ao Brasil a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) acompanhada de uma comitiva de membros do BID. O objetivo da visita é conhecer o sistema de saúde brasileiro, a fim de firmar um acordo entre o governo federal e o Ministério da Saúde de El Salvador para cooperação e organização dos serviços de saúde e formação de pessoal naquele país. Na ocasião ela participa de reunião no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), da Faculdade de Medicina da UFMG (veja programação completa abaixo).

De acordo com o professor Edison José Corrêa , vice-coordenador do Nescon, Rodrígues, virá à Belo Horizonte por indicação do Ministério da Saúde do Brasil. “Como seus interesses principais são a atenção básica e a formação de pessoal em saúde da família, em BH a ministra virá conhecer o Programa Ágora, ofertante do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família [atualmente com 1.200 alunos], além de outros projetos desenvolvidos pela UFMG ”, resumiu.

Participam do encontro Antonio Giuffrida e Rita Elizabeth Sório (BID/BSB), o Reitor da UFMG, professor Ronaldo Tadêu Pena, o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, a diretora da Escola de Enfermagem, Marilia Alves o diretor da Faculdade de Odontologia, Evandro Neves Abdo, além do Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira, o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Francisco Eduardo de Campos (via videoconferência), a coordenação do Ágora, pesquisadores e membros do Nescon.

Maria Isabel Rodrígues é médica e estudou Saúde Pública no Brasil. Foi consultora da Organização Panamericana de Saúde durante décadas, além de Reitora da Universidad de El Salvador, um pequeno país da América Central, com cerca de 7 milhões de habitantes. A capital do país, San Salvador, tem pouco mais de 2 milhões de pessoas, sendo que 42% da população vive em áreas rurais.

Programação da visita a BH*

11h00 – Recepção da Ministra e sua comitiva na Faculdade de Medicina da UFMG pelo Reitor da Universidade e diretores de Unidades da Saúde (Medicina, Enfermagem, Odontologia e Educação Física).

11h30 – Abertura do evento pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Francisco Eduardo de Campos – videoconferência.

12h00 – Palestras: Atenção Primária/Saúde da Família no contexto nacional e estadual. Palestrante: Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, coordenação Programa Ágora.

Atenção Primária em Belo Horizonte. Palestrante: Marcelo Teixeira, Secretário Municipal de Saúde de BH.

12h30 – Intervalo

13h00 – Palestra: Formação de Recursos Humanos para a estratégia de Saúde da Família: Programa Ágora / Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. Palestrante: Mara Vasconcelos, Coordenadora do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família.

14:00h – Palestra: Telessaúde como projeto de Educação Permanente em Saúde: Telecárdio e Centro de Tecnologia Educacional em Saúde (CETES). Palestrantes: Beatriz Alkmin e Cláudio de Souza.

14:30h – Possibilidades de Cooperação. Professor Edison Corrêa, vice-coordenador do Nescon.

14:45h – Comentários e encerramento

*Há possibilidade de alteração