Ministro da Saúde inaugurou especialização em saúde da família

Publicado em Notícias - 28 de Fevereiro de 2008

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresentou hoje, na Faculdade de Medicina da UFMG, a aula inaugural do novo curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (modalidade educação a distância), oferecido pelo Programa Ágora, vinculado ao Nescon. O curso é dirigido à formação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas de equipes de saúde da família em Minas Gerais.A primeira turma tem 400 alunos e o financiamento é dos ministérios da Saúde e da Educação, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), e do BNDES. Além de suporte pela internet, a UFMG oferecerá orientação presencial nos municípios-pólos de Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba.

A aula inaugural foi acompanhada nessas cidades por videoconferência. Os alunos do curso puderam, também, fazer perguntas para o ministro. O evento, que aconteceu no Nescon contou com as presenças do reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, do vice-coordenador do Núcleo, Edison Corrêa, dos ex-ministros da Saúde, o deputado federal José Saraiva Felipe e o diretor da Anvisa José Agenor Álvares da Silva, ambos pesquisadores do Nescon, além do Secretário da Gestão do Trabalho e Educação da Saúde, Francisco Campos. Também participaram o secretário municipal de Saúde, Helvécio Magalhães, dirigentes do Ministério da Saúde e do BNDES e o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna. O ministro da Educação, Fernando Haddad, não pôde comparecer por problemas de agenda.

Tendência mundial
Na cerimônia, Temporão destacou a tendência mundial de orientar os serviços de saúde para a atenção primária. “Belo Horizonte é um grande exemplo de orientação nesse sentido, de integração dos serviços de saúde e de participação da universidade”, afirmou o ministro. Ronaldo Pena reafirmou o compromisso da UFMG em manter a excelência e a relevância, também na prestação de serviços aos cidadãos. “A universidade tem que se preocupar com a pesquisa avançada, as ciências, as artes, a cultura, mas também não pode deixar de se preocupar com o bem estar dos cidadãos e ser relevante para ele”, opinou.

O secretário municipal de Saúde, Helvécio Magalhães destacou a importância das parcerias com o Nescon, para capacitação dos profissionais de saúde e denominou a UFMG como “ancorador que chancela as ações da Prefeitura na atenção básica”.

Após a aula inaugural, o ministro Temporão participou da solenidade de formatura de duas turmas do curso de especialização em Saúde da Família, conhecido como BH Vida, embrião do novo curso a distância. Foram formados quase mil médicos e enfermeiros que atuam em equipes de Saúde da Família na capital, representando o maior contingente de especialistas dessa área no Brasil. O BH Vida é oferecido pela UFMG desde 2001 a profissionais da rede municipal, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo federal. O evento foi no Dayrell Minas Hotel.

Leia ainda: Especialização a distância é aberta pelo ministro da Saúde

Curso a distância vai capacitar profissionais para Saúde da Família

Comunicação Nescon, Cedecom e Medicina UFMG
Crédito da foto: Foca Lisboa
(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br