Ministro da Saúde cumprimenta novos titulares da Medicina

Publicado em Notícias - 23 de Março de 2009

O coordenador licenciado do Nescon, Francisco Campos,  e o neurologista Francisco Cardoso já são oficialmente professores titulares da Faculdade de Medicina da UFMG. À cerimônia de posse, que ocorreu na última sexta-feira, compareceram o reitor da Universidade, Ronaldo Pena; o diretor da Medicina, Francisco Penna; os secretários municipais da Saúde e do Planejamento, Marcelo Gouvêa e Helvécio Magalhães; a diretoria dos Hospitais das Clínicas e Risoleta Tolentino Neves; entre outras autoridades.

Ex-colaborador do Nescon em projetos e atividades, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também prestigiou o evento por meio de mensagem gravada. Em seu depoimento, ressaltou a relevância da UFMG no cenário acadêmico nacional, além de cumprimentar os novos professores. “Agradeço, inclusive, à esta universidade por me ceder um de seus titulares para ser meu secretário de Gestão do Trabalho e Educação”, disse o Ministro, referindo-se a Francisco Campos, atual Secretário da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

Em seus discursos, ambos os professores destacaram o significado de se tornar professor titular. “Desde o Colégio Técnico da Universidade, já sabia que passaria minha vida junto à esta faculdade. Passei pelo movimento estudantil durante a Ditadura, pela consolidação da Reforma Sanitária… ser titular, para mim, é alinhavar isso tudo para construir algo novo, disse Campos. Já Cardoso, mencionou a responsabilidade daquele que assume o cargo. “É saber que se está subindo no nível máximo da vida acadêmica, mas sem sair do lado dos alunos. É ensinar respeitando os saberes do educando, e permirtir-se aprender com eles”, concluiu.

Notáveis trajetórias

Francisco Campos chega ao Departamento de Medicina Preventiva após longa atuação no Brasil e no exterior na área de recursos humanos em saúde e na formação e desenvolvimento de profissionais do setor. Médico Sanitarista formado pela UFMG, foi coordenador e um dos criadores do Internato Rural, hoje Internato em Saúde Coletiva, assim como da residência em Medicina Social. Desde julho de 2005 é o Secretário da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGETS), e representa o Brasil no Conselho Executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Francisco Cardoso, por sua vez,  é graduado em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas,  além de mestre e doutor em Biologia Celular pela UFMG. Assume o cargo de professor titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade com vasta experiência e reconhecimento internacional na área de Neurologia, especialmente no que se refere à Doença de Parkinson, Coréia de Sydenham, e outros distúrbios do movimento. É atualmente membro da Movement Disorders Society e da American Academy of Neurology (EUA) e foi um dos neurologistas a atuar no tratamento do Papa João Paulo II, que era portador de Mal de Parkinson.

Fotos: Cecília Lélis
(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br