Ministro inaugura curso de saúde da família no Nescon

Publicado em Notícias - 25 de Fevereiro de 2008

No próximo dia 28 de fevereiro, quinta-feira, às 14 horas, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, profere a aula inaugural da primeira turma do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, na modalidade educação a distância.

O evento será fechado e acontece, das 14 às 15 horas, no Nescon, 7º andar da Faculdade de Medicina da UFMG.

No mesmo horário, aberta ao público, a aula será transmitida para a sala 138, no primeiro andar da Faculdade, onde um telão foi instalado. Ela também será transmitida, via internet (streaming), para os oito Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior, por meio dos quais os alunos do curso poderão interagir com o evento.

Mais tarde, às 16 horas, o ministro Temporão participa ainda da formatura das turmas Gama e Delta do curso de especialização em Saúde da Família, o BH-Vida, embrião do novo curso a distância. A formatura será no Grande Teatro do Dayrell Minas Hotel.

O curso
Segundo o vice-coordenador do Nescon, professor Edison José Corrêa, este será o primeiro curso de especialização a distância dirigido à formação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que atuem em equipes de Saúde da Família em Minas Gerais.

“O objetivo é atender a demanda de capacitar e fixar os profissionais nas equipes de Saúde da Família”, explica Corrêa.

Financiado pelos ministérios da Saúde e da Educação/Universidade Aberta do Brasil e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o curso é ofertado na modalidade pós-graduação lato sensu.

Além de suporte técnico e científico a distância, também será oferecida orientação nos municípios-pólo (Tutoria Local). Os pólos estão instalados em Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba.

A primeira turma é formada por 400 alunos. Já no segundo semestre de 2008, serão ofertadas novas 400 vagas. Há ainda previsão de oferta de mais 400 totalizando 1.200 profissionais, até 2009.

HISTÓRICO
Em 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 20 anos de existência e o Programa de Saúde da Família (PSF) comemora 15 anos de implantação no Brasil. Hoje, mais de 27,3 mil equipes de Saúde da Família atendem 50% da população, garantindo assistência para 93 milhões de brasileiros.

A UFMG firmou-se como uma das principais instituições envolvidas na capacitação de profissionais para o SUS.

Desde a década de 80, o Nescon realiza cursos de aperfeiçoamento e capacitação para Minas Gerais e diversos outros estados, tendo formado milhares de profissionais em dezenas de áreas da saúde pública.

O BH Vida é um dos cursos desenvolvidos pelo Núcleo, desde 2001, como resultado de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o Ministério da Saúde e apoio da OPAS (Organização Panamericana de Saúde).

O BH-Vida forma também no dia 28, às 16h, com a presença do ministro da Saúde, as duas últimas turmas de profissionais de saúde, somando aproximadamente mil médicos e enfermeiros com certificação de especialista em Saúde da Família.

Em 2004 o curso também passou a ser oferecido no município de Ipatinga, nos mesmos moldes de Belo Horizonte, e foram formados cerca de 50 médicos e enfermeiros.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br